Nesta segunda-feira (3), o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concordou que a Casa crie a Comissão Especial da Tarifa Zero com a finalidade de abrir o debate sobre o novo contrato de concessão do transporte público já que o atual irá vencer em 2025. De iniciativa de Herivelto Oliveira (Cidadania), o requerimento foi aprovado com unanimidade, com o apoio de 25 vereadores.
Conforme a proposição, a Comissão Especial da Tarifa Zero será formada por oito vereadores e terá a duração inicial de 120 dias, prazo que pode ser prorrogado por decisão do plenário. Os líderes agora têm 15 dias úteis para indicar os membros do colegiado, conforme a proporcionalidade partidária, das federações e dos blocos parlamentares representados na Casa.
Para o presidente Marcelo Fachinello (PSC), a Câmara precisa ser “protagonista” do debate do novo edital do transporte coletivo de Curitiba e de outros temas “espinhosos e complexos”. “Quero colocar a Presidência, através da Mesa Executiva e da Mesa Diretora, à disposição, oferecendo as condições para que de fato essa comissão possa prosperar”, destacou. “A gente deve começar essa discussão nessa Casa, pensando no futuro.”
Texto editado com informações da Câmara Municipal de Curitiba.