O vereador Marcelo Fachinello levou à Prefeitura reivindicações dos organizadores. Dentre as solicitações atendidas estão a prévia disponibilização das datas e a liberação para provas no sábado à noite.
A Prefeitura de Curitiba acaba de divulgar o edital de chamamento público para a seleção das empresas que serão autorizadas a realizar eventos de corridas de rua e de ciclismo nos próximos dois anos. O documento tem validade para provas a partir de 1º de janeiro de 2025 e foi elaborado depois de muito diálogo entre Poder Público e os próprios organizadores de eventos, intermediado pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode).
Em abril o parlamentar apresentou requerimento ao Poder Executivo pedindo dez melhorias no próximo edital. A indicação foi aprovada e analisada pela Prefeitura de Curitiba, que agora trouxe o novo documento.
Dentre as melhorias conquistadas estão a vigência do edital por 2 anos; a inclusão de órgãos públicos como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros; a prévia disponibilização de datas das provas; a permissão de provas no sábado à noite; modificações nas regras para desistência de datas; e a possibilidade das provas acima de 12km no edital, além de serem os únicos eventos na data, em Curitiba.
“Já conseguimos diversos avanços atendendo esse segmento tão importante para a cidade. Além de promover o esporte e a saúde, essas empresas que organizam as corridas de rua são geradoras de emprego e renda. As sugestões apresentadas foram decorrentes de reuniões que tivemos com os organizadores de eventos, representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, juntamente com representantes da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ). Ficamos felizes que a Prefeitura tenha acatado esse pedido e temos certeza de que isso trará muitas melhorias para a organização das corridas na nossa cidade”, disse Fachinello.
O Edital é direcionado para as empresas interessadas em realizar eventos de Ciclismo ou Corridas de Rua com percursos de até 15 km, Meias Maratonas até 21 km e a Maratona no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro para os calendários dos anos de 2025 e 2026. Quem desejar ser habilitado deve enviar a documentação necessária até o do dia 12 de julho.
Mais informações podem ser encontradas no edital na íntegra no site da Prefeitura: https://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/chamamento-publico-2024/3445.