Na próxima quinta-feira (19), a partir das 16 horas, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conduz a diplomação dos vereadores eleitos para a 19ª legislatura da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A cerimônia será realizada no Grande Auditório do Teatro Positivo e também contará com a entrega dos diplomas do prefeito eleito para a capital, Eduardo Pimentel, do vice-prefeito, Paulo Martins, e dos primeiros suplentes dos vereadores.
O diploma da Justiça Eleitoral habilita os eleitos a assumirem o mandato eletivo, a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Já diplomados, os vereadores eleitos participam, no dia 23 de dezembro, segunda-feira, a partir das 9h, da sessão preparatória da 19ª legislatura da Câmara de Curitiba.
A atividade, assim como a diplomação, é um rito legal que antecede a solenidade de posse. A sessão preparatória ocorre no Palácio Branco, sede do Poder Legislativo da capital paranaense, e é aberta à população. Também haverá a transmissão, em tempo real, pelo YouTube da Câmara de Vereadores de Curitiba.
Nas eleições de 2024, a Câmara de Curitiba registrou uma renovação de 52%, a maior dos últimos 30 anos. Ou seja, das 38 cadeiras do Legislativo, 20 serão ocupadas por novos vereadores. No ano que vem, a bancada feminina será recorde, com 12 parlamentares (confira, na página do Curitiba Decide, tudo o que aconteceu no último processo eleitoral).
Texto da Câmara Municipal de Curitiba.