Atletas de Curitiba podem ser beneficiados com um novo programa de fomento ao esporte na cidade. Por iniciativa do vereador Marcelo Fachinello (PSC) foi aprovado na Câmara Municipal a criação de um grupo de estudos na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smelj) para avaliar a implantação do Bolsa Atleta.
Nos mesmos moldes do programa Bolsa Atleta Federal e o Geração Olímpica do Governo estadual, o Bolsa Atleta de Curitiba teria o objetivo de oferecer benefícios de forma direta ao atleta que permitam a dedicação exclusiva para treinamento, viagens, alimentação, suplementação, cuidados médicos, e outras despesas.
“Seria um programa de fomento ao esporte com escopo um pouco mais amplo do que temosom o nosso decreto municipal de incentivo ao esporte, que já apresenta resultados relevantes. Com a adequada formatação jurídico financeiro, o Poder Executivo do Município poderia instalar um programa inovador e com potencial para transformar o cenário de esporte de alto rendimento. Acreditamos que com o Bolsa Atleta poderíamos dar um salto de qualidade e tomar uma medida de fomento de maneira decisiva ao esporte de Curitiba”, avalia Fachinello.
A sugestão aprovada na Câmara Municipal segue agora para a Smelj, que segue os ritos para a criação do grupo e início dos estudos para viabilizar a criação do programa.