Depois de nove anos, um presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) assumirá a Prefeitura Municipal. O vereador Marcelo Fachinello (Pode) será prefeito interino entre os dias 30 de setembro e 6 de setembro, período em que o prefeito Rafael Greca e o vice Eduardo Pimentel comunicaram a ausência do país.
A cerimônia simbólica para a transferência do cargo será nesta segunda-feira (28), às 15h30, no Palácio 29 de Março, sede do Poder Executivo da capital. Durante o período em que Fachinello será prefeito interino, o primeiro-vice-presidente, Tito Zeglin (PDT), estará à frente da Câmara de Curitiba – conforme o ato da Mesa Diretora 10/2023, assinado nesta quarta (23).
Greca e Pimentel comunicaram à Casa, nesta terça (22), a ausência do país. O prefeito viaja, entre 30 de agosto e 6 de setembro, para Washington, D.C., Estados Unidos, onde palestra no LIDE Brazil Development Forum. No ofício, considerando que o vice também estará em viagem ao exterior, por motivo particular, Greca faz o convite para que Fachinello assuma o cargo.
A “linha de sucessão” à Prefeitura de Curitiba é determinada pelos artigos 69 da Lei Orgânica do Município (LOM) e 39, inciso V, do Regimento Interno (RI) da CMC. O último presidente da Câmara Municipal a assumir a Prefeitura de Curitiba foi Paulo Salamuni, em 31 de janeiro de 2014. Ele foi interino por cinco dias, período em que Gustavo Fruet e Mirian Gonçalves, prefeito e vice, estavam fora do país. Tito Zeglin também era o primeiro-vice-presidente e assumiu a presidência do Legislativo.
Texto da Câmara Municipal de Curitiba