O presidente Marcelo Fachinello recebeu, na manhã da sexta-feira (22), o Cônsul-Geral da República Coréia em São Paulo, Insang Hwang. O vereador Pier Petruziello (PP) também esteve presente ao encontro. A comitiva visitante incluía membros do consulado e da comunidade do país asiático em Curitiba, como o presidente da Associação Brasileira dos Coreanos em Curitiba, Myong Jae Han.
Na conversa, o cônsul ressaltou a importância de criar parcerias com Curitiba, tanto no campo privado, quanto no público, e enfatizou o quanto o país asiático pode contribuir para diversas áreas de atuação da cidade. “Curitiba é conhecida internacionalmente como referência em soluções urbanas e sustentáveis. Tenho certeza que também temos muito a ganhar com essa troca”, avaliou Insang Hwag.
“É uma honra receber essa delegação e fazer parte desta troca com um país que tem tanto a oferecer, como a Coreia do Sul. Lembrando ainda que, desde 2009, a cidade coreana de Suwon é cidade-irmã de Curitiba, gerando experiências, negócios e avanços, especialmente porque lá fica o centro de desenvolvimento da Samsung”, lembrou Fachinello. Suwon é conhecida como “a cidade do futebol” na Coréia do Sul.
A comitiva também esteve na CMC para agradecer pela aprovação do projeto de lei que criou o “Dia da Cultura Coreana”, a ser celebrado anualmente, no dia 12 de fevereiro, proposto pelo vereador Pier Petruziello. “A ideia surgiu junto com a comunidade coreana, que me procurou para ajudar a fortalecer e valorizar as tradições do país. Curitiba é feita da soma de histórias e de culturas dos povos que a escolheram como casa e para mim é uma honra fazer parte dessa cidade que acolhe”, disse o vereador.
Estiveram ainda presentes no encontro o Cônsul da República da Coréia em São Paulo, HoSeok Son, o tradutor oficial do consulado, Jorge Noh, o Tesoureiro da Associação Brasileira dos Coreanos em Curitiba, Wean Jin Son, o padre Man Yong Lee, responsável pela comunidade coreana católica em Curitiba, o advogado da Associação Brasileira dos Coreanos em Curitiba, Paulo Romano, e os membros da comunidade coreana em Curitiba Daniel Chung, Christian Kim, Hang Soon Kang, Chang Geun Byon, Hoon Yoo, Simone Marques, Joo Dae Kim, Dong Ho Kim e Angela Kwon.
Ideias para a cidade
Respondendo a um convite da parlamentar Amália Tortato (Novo), o CEO do Instituto Millenium veio à CMC, na quarta-feira (20), para apresentar uma proposta de recuperação de áreas urbanas na Tribuna Livre. Para Diogo Costa, a cidade poderia adotar um modelo já utilizado em Toronto, Londres, Cidade do Cabo e Nova Iorque, chamado Business Improvement District (BID), ou Áreas de Revitalização Compartilhada (ARCs), na versão brasileira da proposta.
“Eu quero aproveitar esse espírito de imaginação e de inovação de Curitiba para a gente conversar sobre um modelo de governança que é inexistente no Brasil na sua forma plena. É o BID, ou seja, distritos de melhoria empresarial, que foi proposto nos anos 1960, no Canadá. O modelo deu tão certo que hoje Toronto tem 83 dessas áreas”, exemplificou Costa, que é advogado, mestre em ciência política e presidiu a Enap (Escola Nacional de Administração Pública) de 2019 a 2022.
Mais tarde, ele e a vereadora Amália Tortato estiveram na presidência.
Novos servidores
O quadro funcional da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na última quarta-feira (20), dois novos servidores efetivos aprovados no concurso público de 2019. São eles os dois técnicos administrativos Maria Lucia de Camargo Linhares e Phillipe Ricardo da Silva Simões, que já deram início às atividades no Legislativo após a cerimônia de posse.
O presidente Marcelo Fachinello (Pode) recebeu os novos servidores e ressaltou a importância do deles na CMC, desejando as boas-vindas aos empossados. “Queremos sempre que quem chegue tenha o melhor início de trabalho aqui e uma vida funcional ainda mais plena, sempre com um sentimento de pertencimento na Casa”, declarou.
A cerimônia foi acompanhada pelo diretor-geral da Casa, Glauco Machado Requião, e pela diretora de gestão de RH, Amanda Moreno.
Outras agendas
Na sexta-feira, o presidente do Grupo Jacomar, Harri Pankratz, e o Diretor de operações, Edson Voitexem, estiveram na presidência para convidar Fachinello para conhecer o novo mercado Jacomar do bairro Novo Mundo.
No início da semana, na terça-feira, a presidência também recebeu a reunião semanal da Mesa Executiva da CMC, que reúne além do presidente e sua equipe, os vereadores Osias Moraes e Maria Letícia.