Por unanimidade, com 32 votos favoráveis, os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram uma homenagem póstuma ao jornalista e músico Fábio Tomich Buchmann. Quando faleceu, aos 45 anos de idade, ele era o repórter mais antigo da CBN Curitiba, com 16 anos na emissora, sendo uma das vozes mais conhecidas do radiojornalismo paranaense. A CMC decidiu denominar uma praça no Jardim Social em reconhecimento ao trabalho do jornalista, que nos últimos anos era setorista da CMC, fiscalizando o Legislativo.
“Fábio Buchmann era um jornalista versátil, que teve a sua carreira marcada pela ética e pela humildade. Em vida, ele ganhou diversos prêmios regionais e nacionais. Dono de uma personalidade ímpar, era um cara engraçado, que herdou o gosto pela leitura dos pais e tinha a facilidade para transformar em palavras as histórias que ele registrava todos os dias nas suas reportagens, na política, na cultura e nos esportes. Neste tempo de fake news, faz falta o jornalista sério e comprometido que ele foi”, destacou Marcelo Fachinello (Pode), presidente da CMC e responsável pelo protocolo da homenagem.
Acompanharam a votação, no plenário da CMC, a esposa do homenageado, Simone Giacometti, e os três filhos que tiveram, Eric, Juliana e Giorgio. Também estiveram presentes o pai, Ernani Buchmann, cujo trabalho como jornalista, advogado e presidente do Paraná Clube foi lembrado pelos vereadores, e a prima de Fábio Buchmann, Têmis. “Eu geralmente não faço esse tipo de proposição, mas ela é especial, pela relação que eu tinha com o Fábio”, disse Fachinello. “O Fábio era jornalista por formação e músico por vocação, tocava guitarra, violão, contrabaixo e teclado. Compôs músicas que estão eternizadas nas bandas pelas quais ele passou, desde a adolescência”, acrescentou.
O projeto de lei indica uma praça do bairro Jardim Social, localizada na rua Ozório Duque Estrada, para receber o nome de Jornalista Fábio Buchmann (008.00012.2022, com a emenda 034.00073.2023). Protocolada pelo presidente Marcelo Fachinello, a iniciativa também é assinada por Dalton Borba (PDT), Denian Couto (Pode, atualmente deputado estadual), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Marcos Vieira (PDT), Oscalino do Povo (PP), Pier Petruzziello (PP), Sargento Tânia Guerreiro (União), Serginho do Posto (União), Sidnei Toaldo (Patriota) e Tito Zeglin (PDT).
O projeto de lei retorna à pauta de votações da CMC nesta terça-feira (10), para confirmação em segundo turno, e daí segue para sanção do prefeito Rafael Greca e publicação no Diário Oficial do Município.
Texto editado da Câmara de Curitiba.