A Câmara Municipal de Curitiba aprovou, na manhã desta quarta-feira (03), a criação do Programa Banca do Esporte, que tem o objetivo de incentivar a arrecadação de materiais esportivos para serem doados a entidades sociais. A proposta é do vereador Marcelo Fachinello (Pode), com a coautoria de João da 5 Irmãos (sem partido).
“Este projeto basicamente institui um programa de arrecadação e doação de materiais esportivos em Curitiba. A ideia é que aquele que tem mais, que pode mais, contribua com aquele que tem menos, que às vezes deixa de participar de uma atividade esportiva porque não tem um tênis, uma raquete”, afirmou Fachinello.
De acordo com a proposta aprovada, o Programa Banca do Esporte irá promover campanhas e outras ações para incentivar a doação de calçados e materiais adequados à prática de atividade física, como bolas, raquetes, kimonos, etc. Todo esse material deve ser entregue a projetos sociais para beneficiar seus participantes e ainda incentivá-los a seguir praticando o esporte.
O programa recebeu ainda apoio do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak. De acordo com o secretário, “a iniciativa será fundamental para o fomento à iniciação esportiva de diversas crianças e adolescentes que não possuem condições financeiras de adquirir materiais esportivos para praticar adequadamente a modalidade de sua preferência ou simplesmente adquirir um tênis para a caminhada do dia a dia”.
O projeto agora segue para sanção do Prefeito Rafael Greca.