Enfrentando a chuva e o frio, 200 pessoas procuraram o Mutirão de Defesa do Consumidor, realizado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta sexta-feira (9). O atendimento à população endividada foi uma iniciativa da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), em parceria com a CMC, e adesão da Copel (Companhia Paranaense de Energia), Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e Cohab-CT (Companhia de Habitação Popular de Curitiba).
A maior procura foi pelo balcão de negociação das dívidas com a Copel, que recebeu 65 pessoas, à frente até mesmo dos serviços de orientação jurídica gratuita oferecidos pela DPE-PR, que tiveram 61 atendimentos, bem à frente da Sanepar, procurada por 28 pessoas, e da Cohab-CT, procurada por 13 moradores de Curitiba. O atendimento do Procon-PR registrou 21 atendimentos e a ajuda a superendividados, prestada pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), acolheu 12 pessoas.
“Acesso a informações, solucionamento de dúvidas, análise de documentação, renegociação de dívidas, início do tratamento para pessoas superendividadas… Tudo isso pode ser feito hoje na CMC. O nosso público-alvo é a população mais vulnerável, para facilitar o acesso aos serviços e à Defensoria, possibilitando a resolução mais imediata dos problemas”, explicou o defensor Ricardo Menezes da Silva, coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da DPE-PR.
“A parceria com a Defensoria Pública está alinhada à missão da Câmara de Curitiba, que é a comunidade ser atendida pelos serviços públicos, além de aproximar a população do Legislativo. A realização do mutirão nas dependências da CMC envolve vários setores da instituição e nós aprendemos, nessas cinco edições, a realizar com qualidade esse evento, com a infraestrutura necessária”, avaliou Ana Claudia Melo dos Santos, diretora do Departamento de Administração e Finanças da CMC.
Foi a segunda vez neste ano, e a quinta desde o início da parceria entre DPE-PR e CMC, que o Anexo 2 do Legislativo foi transformado em centro de atendimento à população da Grande Curitiba. Em março, 248 pessoas foram atendidas no mutirão da Defensoria Pública do Paraná, quando, em vez do foco na defesa do consumidor, a DPE-PR orientou pessoas também nas áreas de Família, Cível e Fazenda Pública, Infância e Juventude, Violência Doméstica, Criminal e Execução Penal. Somando os atendimentos de todas as cinco edições, mais de 1.100 pessoas buscaram ajuda nos mutirões da DPE-PR na Câmara de Curitiba.
Foi o caso, nesta sexta, de Rogério Jorge Pereira, 59 anos, ex-conferente e operador de empilhadeira, que luta para superar o desemprego. “Eu me separei, perdi o emprego, acumulou tudo. Estou acertando as coisas aos poucos, sabe, daí quando apareceu o mutirão, vi uma oportunidade de parcelar [as contas] de um jeito que eu possa pagar”, disse Pereira, que soube da iniciativa da Defensoria Pública por uma mensagem de WhatsApp.
“Desespero foi o que me trouxe hoje aqui ao mutirão”, confessou, rindo aliviada, Sílvia Coelho, 35 anos, operadora de televendas, que obteve apoio da DPE-PR para negociar uma dívida com uma financeira. “Eu não pude cobrir os valores [do empréstimo]. Soube do mutirão pela rádio, pedi licença na empresa em que eu trabalho e vim aqui para regularizar minha situação. Cheguei antes de abrir, eram 8h30, e o atendimento foi maravilhoso. Estou bem esperançosa”, registrou.
Até o final de 2024, ainda neste ano, está programada a inauguração de um espaço permanente da Defensoria Pública nas dependências da Câmara de Curitiba. A iniciativa é fruto da parceria entre os dois órgãos públicos e terá seu cronograma divulgado nos próximos meses.
Texto da Câmara Municipal de Curitiba