Que história é essa de três poderes? Para que serve a Câmara Municipal? Por que as leis existem e como elas são feitas? O que faz um vereador? Como posso participar da política? As respostas para essas e outras perguntas estão na 2ª edição do Manual do Cidadão. Lançada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) durante a sessão de terça-feira (5), a versão remodelada da ferramenta de educação política traz uma linguagem mais acessível ao público jovem.
O Manual do Cidadão é entregue nas visitas guiadas à Câmara de Curitiba e tem como público-alvo as crianças e os adolescentes de 10 a 18 anos de idade. Coordenado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, o Programa de Visitação já recebeu 2.386 pessoas apenas em 2024, a maior parte delas estudantes de instituições públicas e privadas da capital do Paraná. Ainda no mês de novembro, a meta é superar os 2,5 mil visitantes.
Para o lançamento da versão remodelada do Manual do Cidadão, a Câmara de Curitiba recepcionou um grupo de estudantes da Escola Pedro Apóstolo. A turma de 20 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental, foi acompanhada das professoras Carolina Paschoal e Gabriela Babadobulos. Todos eles já receberam a nova versão do material de educação política.
“Com imensa satisfação e alegria, a Câmara Municipal de Curitiba lança hoje, oficialmente, a nova versão do Manual do Cidadão. Esse material, que já existe há alguns anos, foi totalmente reformulado. Ele faz parte do nosso Programa de Visitação, coordenado pela Escola do Legislativo”, explicou o presidente Marcelo Fachinello (Pode).
A cartilha de educação política, destacou o vereador, é entregue de forma gratuita aos visitantes e também pode ser acessada na página da Câmara de Curitiba na internet. “Esse lançamento é mais uma maneira de conscientizar um dos principais objetivos da atual gestão, dessa Mesa, que é aproximar cada vez mais os curitibanos do trabalho de cada vereador e cada vereadora”, complementou Fachinello.
Gestora da Escola do Legislativo, a servidora Débora Reis falou do processo de reestruturação do Manual do Cidadão. A versão anterior, pontuou, havia sido idealizada pela Diretoria de Comunicação Social e foi entregue ao longo de muitos anos. “Era um modelo mais técnico, que apresentavam basicamente as funções do Legislativo”, comparou. “O que acontece é que, de 2023 para cá, durante as visitas das escolas, nós identificamos algumas dúvidas de alunos em relação à formação do Estado, ao sistema democrático”, citou
A partir daí, continuou Reis, foi formado um grupo de estudos, de servidores da Escola do Legislativo, da Diretoria de Comunicação e do Departamento de Administração e Finanças (DAF), para dar uma nova linguagem, “mais acessível e dialógica”, à ferramenta de educação política. “Nessa segunda edição, a gente se preocupa mais em atender o público-alvo das visitas escolares, entre 10 e 18 anos, com uma linguagem mais acessível e dialógica. E o que que é isso? A gente estabelece um diálogo com o nosso leitor e convida ele a exercer a sua cidadania de forma mais ativa”, esclareceu a gestora da Escola do Legislativo.
O slogan da 2ª edição do Manual do Cidadão é “Conhecimento é poder”. “Vivemos numa democracia onde o poder emana do povo. Logo, o conhecimento deve ser acessível ao povo. A gente acredita que a informação, a comunicação e o conhecimento são ferramentas de transformação da sociedade. E essas páginas do manual levam o leitor a trilhar o conhecimento, dialogam muito com esse público-alvo por meio de alguns insights que a gente coloca para deixar mais clara a informação”, argumentou Débora Reis.
Ou seja, além de novos capítulos, como as informações sobre a organização política do Brasil, a edição atualizada da cartilha traz atividades lúdicas para ajudar os estudantes a fixarem o conteúdo. Por fim, o leitor também é convidado a firmar o Termo de Compromisso do Cidadão, no qual ele promete participar de forma ativa e responsável da política de Curitiba. “Entendendo que votar é um ato importante, mas também acompanhar, fiscalizar e participar da política local é essencial”, finalizou a gestora da Escola do Legislativo.
Além de ser entregue aos visitantes, o Manual do Cidadão está disponível à população virtualmente, no site institucional. As visitas guiadas, sob a orientação da Escola do Legislativo, também podem ser agendadas de forma on-line. A atividade não contempla apenas escolas, mas quaisquer grupos (saiba como participar do Programa de Visitação).
Texto da Câmara Municipal de Curitiba