logo2_marcelofachinellologo2_marcelofachinellologo2_marcelofachinellologo2_marcelofachinello
  • HOME
  • SOBRE
  • VEREADOR
    • PROJETOS
    • PRESTAÇÃO DE CONTAS
  • IMPRENSA
  • NOTÍCIAS
  • PARTICIPE
  • CONTATO

Central 156 de Atendimento ao Cidadão bate novo recorde de atendimento em Curitiba

8 de janeiro de 2025

Central 156 de Atendimento ao Cidadão bate novo recorde de atendimento. Foto: Hully Paiva/SMCS

O canal de comunicação da Prefeitura de Curitiba com a população bateu recorde atendimento em 2024. A Central 156 de Atendimento ao Cidadão fechou o ano com 16,3 milhões de solicitações, o maior número já atingido desde a criação do serviço. A marca é 26,65% superior ao volume de interações verificadas durante todo o ano de 2023, que chegou aos 12,9 milhões de atendimentos.

O número representa os atendimentos receptivos (pedidos feitos pelo cidadão) e ativos (contatos da Central 156 para acionar o cidadão, seja para informar resposta ou para complementar dados).

Pela Central 156 todos os curitibanos podem solicitar informações, serviços municipais e outros atendimentos de maneira segura, eficiente e com qualidade. A Central é administrada diretamente pela Secretaria do Governo Municipal (SGM).

Praticidade dos canais digitais

A coordenadora de Atendimento ao Cidadão, Marilise Gois de Oliveira do Espirito Santo, apontou que o principal motivo para o incremento da demanda está relacionado à crescente praticidade e acessibilidade dos canais digitais, como o Portal 156 e o Aplicativo Mobile 156.

“Esses canais não apenas oferecem soluções rápidas e intuitivas, mas também conseguem atender às necessidades do cidadão de forma eficiente e automatizada, contribuindo para a modernização dos serviços públicos”, definiu Marilise.

Interface aprimorada

Os dados apresentados reforçam essa tendência. Em 2024, o número de usuários ativos no aplicativo Mobile 156 cresceu 27,89% em relação a 2023, alcançando uma média mensal de 172.013 usuários ativos.

“Esse aumento reflete não apenas a preferência dos cidadãos pela utilização de soluções digitais, mas também o impacto positivo de uma interface aprimorada, maior confiabilidade no sistema e a conveniência de acessar serviços públicos diretamente na palma da mão. Essa evolução destaca o papel da tecnologia como um facilitador essencial na relação entre o governo e a sociedade”, completa Marilise.

Principais solicitações

No topo das principais demandas, as solicitações por coleta de lixo lideraram o ranking, 223.766, com 31% dos pedidos, seguida por 64.065 sobre trânsito, o que representa 9,14%, e iluminação pública registrou 54.478 (9,1%).

Já os pedidos de informações mais solicitados pelos cidadãos se referem a consultas sobre horários de ônibus 7.899.933 (54,65%); consulta sobre itinerário de ônibus 5.218.354 (36,10%) e Cartão-transporte 870.470 (6,02%).

O aplicativo continua sendo o canal preferido do cidadão para encaminhar suas demandas, com 91% de participação em relação aos demais: telefone (8,1%), portal (0,5%) e o chat (0,4%).

Índice de 95% de satisfação

Os atendimentos são classificados de duas formas: pedidos de informações que, uma vez respondidos, são encerrados, e solicitações de serviços, que são encaminhadas aos órgãos competentes e depois é dada a resposta ao cidadão.

Em 2024, a Central 156 atingiu índice de satisfação de 95,05% com os serviços prestados. A avaliação é resultado de pesquisa dos atendimentos realizados ao longo do ano, feita com base no indicador NPS (Net Promoter Score), métrica utilizada para medir aprovação dos clientes a partir de nota de 1 a 5.

Aberto a todos

O acesso da Central 156 é aberto a todos os cidadãos. Quem usa smartphone pode baixar o aplicativo gratuitamente nas versões Android, na loja Google Play, e Iphone, na loja App Store.

Além do celular, o serviço pode ser acessado pelo portal e o chat de atendimento on-line no mesmo portal. Por esses três meios, o cidadão pode solicitar qualquer informação e serviço pertinente ao âmbito administrativo municipal.

O atendimento também pode ser buscado nas Ruas de Cidadania e Administração Regional CIC.

Texto da Prefeitura de Curitiba
Foto: Foto: Hully Paiva/SMCS

Compartilhar

Artigos Relacionados

Lançamento do Programa Adote uma Praça, na Praça Elias Abdo Bittar, no Água Verde. Curitiba, 02/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

3 de julho de 2025

Programa Adote uma Praça incentiva empresas e moradores a cuidarem de espaços públicos de Curitiba


Leia mais

Rua da Cidadania do Fazendinha celebra 29 anos com programação e serviços especiais no dia 4 de julho. Foto: Luiz Costa/SME

3 de julho de 2025

Aniversário da Rua da Cidadania do Fazendinha terá bolo e Sacolão a R$ 2,99


Leia mais

O prefeito Eduardo Pimentel, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, e demais autoridades participam da Assembleia Itinerante nos Bairros, realizada na Rua da Cidadania do Fazendinha. Curitiba, 25/06/2025. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

26 de junho de 2025

Novo parque linear de Curitiba terá investimentos de R$ 8 milhões


Leia mais
INSTAGRAM
Estar perto das pessoas e abrir as portas da Câma Estar perto das pessoas e abrir as portas da Câmara Municipal foi um compromisso que assumimos desde o início da minha gestão. 🤝🏛️

Com muita dedicação, otimizamos espaços de diálogo e interação com a população. Por meio de parcerias estratégicas, ampliamos o acesso ao atendimento jurídico gratuito, facilitamos o acesso a informações, engajamos os mais jovens na política e promovemos debates importantes.

Também estivemos lado a lado em campanhas solidárias, mostrando que a Câmara pode ser um agente de transformação social. 💡

Seguimos acreditando que ouvir, debater e agir juntos é o caminho para construir uma Curitiba mais justa e acolhedora. 👊
O ano está terminando, mas o meu compromisso com O ano está terminando, mas o meu compromisso com a economia e a transparência segue firme! 💪

Novamente, conseguimos economizar recursos ao abrir mão de benefícios como carro oficial e auxílio combustível. Essa atitude garante que mais dinheiro retorne para a Prefeitura e seja investido em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

A transparência é fundamental, e compartilhar os números do mandato com vocês reforça o meu compromisso com uma gestão eficiente e responsável. Cada centavo economizado é um passo rumo a uma Curitiba mais eficiente e melhor para todos. 🙌
Que tal aproveitar este domingo para viver o maior Que tal aproveitar este domingo para viver o maior natal gratuito do Brasil? 🎄🎅🏼

Curitiba está repleta de atrações incríveis espalhadas pelas ruas e praças, com shows, luzes, decorações e muita emoção – e tudo isso de graça!

Confira a programação completa no site da Prefeitura e venha curtir com a família e os amigos. Garanto que vale a pena viver essa experiência única! ✨🌟
#RETROSPECTIVA DA SEMANA 1 - Com o embaixador do #RETROSPECTIVA DA SEMANA

1 - Com o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, e Luiz Henrique Sossella, cônsul honorário do Peru, para conversar sobre a integração entre Peru e Curitiba.

2 - Anúncio do repasse de R$ 6 milhões destinados aos hospitais: Hospital do Trabalhador, Mackenzie, Cajuru, Pequeno Príncipe e Hospital do Idoso.

3 - Coletiva de imprensa para o anúncio do convite que recebi para assumir o cargo de Secretário do Governo Municipal de Curitiba.

4 - Entrega de diplomas em homenagem aos conselheiros tutelares de Curitiba pelo trabalho dedicado.

5 - Sessão Solene para a entrega do Prêmio Servidor Público Padrão ao @jeankulcheski.

6 - Votos de Congratulações e Aplausos aos artistas do Movimento Hip Hop, representados pelo @jotinhamc e outros líderes do movimento.

7 - Visita do @ewaldo.delvalle, com quem conversei sobre inovação e tecnologia no município.

8 - Participação, a convite de Waldemar e Jhow, no lançamento do Natal no Castelo do Batel – uma ação que leva alegria a 5 mil crianças da Rede Municipal, com apresentações e brindes.

9 - Reunião na Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná com Gilson de Jesus dos Santos, diretor-presidente, e Carlos Rodrigues, sócio-diretor da Bairru.

10 - Conversa com Lucas Lopes e Marisa Rocha. Lucas, que foi candidato a vereador este ano, compartilhou suas experiências na disputa eleitoral.
Para cada pesquisa 🔎 uma resposta 😅. #marce Para cada pesquisa 🔎 uma resposta 😅.

#marcelofachinello #transamericaesportes #esporte #vereador #padel #radio
Uma noite especial na Câmara Municipal! Na Sessã Uma noite especial na Câmara Municipal! Na Sessão Solene de hoje, tive a honra de indicar o @jeankulcheski para receber o Prêmio Servidor Público Padrão. Desde 2009, ele tem sido um exemplo de dedicação e excelência, contribuindo com muito trabalho e paixão para as políticas públicas de esporte e lazer da nossa cidade.

A presença de sua família – o pai Edvaldo, a mãe Jociely, a filha Júlia, o sogro Osmair e a sogra Célia – trouxe ainda mais significado a este momento. E, como ele mesmo disse com emoção, temos certeza de que sua esposa, que nos deixou recentemente, está muito orgulhosa dele.

Jean é um exemplo de servidor e de ser humano, uma verdadeira referência que merece todo o reconhecimento. Parabéns por esta merecida homenagem! 👏
O ano vai chegando ao fim e, com ele, o sentimento O ano vai chegando ao fim e, com ele, o sentimento nostálgico de tudo que vivi e conquistei! ✨

Os últimos anos foram de muito esforço, dedicação e também de muitas alegrias. Sou muito grato por ter ao meu lado uma família linda e pessoas que acreditam no meu trabalho e compartilham dos mesmos sonhos.

Com cada desafio superado, aprendi a valorizar ainda mais as pequenas e grandes conquistas. E o que mais me motiva é saber que o próximo ano está cheio de oportunidades para continuarmos transformando sonhos em realidade.
Antes e depois de respeito! 😉 Há uma semana, Antes e depois de respeito! 😉

Há uma semana, entregamos a revitalização da Praça Oswaldo Cruz, e as imagens falam por si! O espaço foi transformado em um verdadeiro ponto de encontro para famílias, jovens, idosos e atletas. Agora, a praça está mais viva e cheia de possibilidades para o lazer e o esporte.

Nosso mandato desempenhou um papel fundamental no novo rosto da praça. Lembra que, no começo do ano, entregamos a primeira quadra pública de padel do Paraná? 🎾 Isso foi possível graças à nossa Emenda Parlamentar! Essa é apenas uma das várias modalidades que agora podem ser praticadas aqui, reforçando o papel da praça como um centro esportivo e de convivência.

Vale a pena visitar, seja para levar o filho para brincar, o pet para passear ou para praticar esportes. Ficou demais! 👊
Com muito orgulho, recebi o convite do prefeito el Com muito orgulho, recebi o convite do prefeito eleito @eduardopimentel_ para assumir o cargo de Secretário de Governo Municipal de Curitiba. Este é um papel essencial para garantir a eficiência e a integração das ações do Executivo Municipal. Aceito essa missão com muita disposição e comprometimento.

Nosso objetivo é trabalhar com dedicação para atender às expectativas do cidadão curitibano, buscando soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento e melhorem a qualidade de vida na nossa cidade.

Nessa função continuarei defendendo as propostas que acredito viáveis para Curitiba, dentre elas a valorização do esporte, a transparência e a desburocratização.

Agradeço ao prefeito pela confiança depositada em mim e à população que sempre me inspira a buscar o melhor para Curitiba. Contem comigo para continuar construindo uma cidade mais eficiente, justa e inovadora!
Saúde em primeiro lugar! 🏥✅

Hoje pela manhã, recebemos na Câmara Municipal os representantes dos cinco hospitais com atendimento pelo SUS em Curitiba e a Secretária de Saúde, Beatriz Nadas. Foi um momento importante, pois anunciamos o repasse de R$ 6 milhões que serão destinados à saúde da nossa cidade!

Esse valor, dividido entre o Hospital do Trabalhador, Mackenzie, Cajuru, Pequeno Príncipe e o Hospital do Idoso, garantirá R$ 1,2 milhão para cada instituição. O objetivo? Investir em equipamentos e melhorar ainda mais o atendimento gratuito à nossa população.

Com trabalho em equipe e gestão eficiente, estamos devolvendo recursos para quem mais precisa: os curitibanos. 💪

@hospitalcajuru_oficial 
@hospitalpequenoprincipe
@hospitalmackenzie.curitiba 
@hospitaldoidosozildaarns 
hospital_do_trabalhador
Desde o primeiro dia em que assumi a presidência Desde o primeiro dia em que assumi a presidência da Câmara Municipal de Curitiba, a transparência sempre foi prioridade. 💡

Com muito trabalho, conquistamos o Selo Diamante de Transparência, uma certificação que reafirma nosso compromisso em fazer uma gestão pública clara e acessível. Além disso, implementamos o programa de integridade e conformidade, fortalecendo a ética e a responsabilidade nos processos internos, e atualizamos a Câmara para atender à nova Lei de Licitações e Contratos, modernizando nossas práticas.

Iniciativas como essas colocam Curitiba em destaque, mostrando que é possível atingir resultados na administração pública que beneficiem a população. 

Transparência é mais do que um objetivo, é o princípio que guia nosso trabalho. 👊
Hoje é o Dia do Doador de Sangue! 🩸 A doaçã Hoje é o Dia do Doador de Sangue! 🩸

A doação de sangue é um ato simples, rápido e que SALVA VIDAS! Não é incrível pensar no impacto que uma única ação pode ter? Com a chegada do fim do ano, os estoques dos bancos de sangue enfrentam desafios para se manterem estáveis, mas nossa solidariedade pode mudar esse cenário.

Se você está em boas condições de saúde, procure o banco de sangue mais próximo e faça a diferença. Doe sangue! 💪❤️
Acompanhe meu Instagram
CATEGORIAS
  • HOME
  • SOBRE
  • VEREADOR
  • IMPRENSA
  • NOTÍCIAS
  • PARTICIPE
  • CONTATO
GESTÃO TRANSPARENTE


Secretaria do Governo Municipal
Av. Cândido de Abreu, 817
Palácio 29 de Março - Centro Cívico
CEP 80.530-908
(41) 3350-8023
+55 (41) 992092002
contato@marcelofachinello.com.br

© Todos os direitos reservados | Marcelo Fachinello