logo2_marcelofachinellologo2_marcelofachinellologo2_marcelofachinellologo2_marcelofachinello
  • HOME
  • SOBRE
  • VEREADOR
    • PROJETOS
    • PRESTAÇÃO DE CONTAS
  • IMPRENSA
  • NOTÍCIAS
  • PARTICIPE
  • CONTATO

Central 156 completa 41 anos com recorde de atendimentos e aprovação dos curitibanos

7 de fevereiro de 2025

Central 156 lança nova plataforma para respostas dos protocolos. Foto: Hully Paiva/SMCS

Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, em quatro canais de atendimento. Esse é o ritmo da Central 156, que completa 41 anos nesta sexta-feira (7/2). Lançada em 7 de fevereiro de 1984, o serviço já passou por diversas melhorias,  e hoje pode ser considerado um dos mais eficientes do Brasil. Somente em 2024, foram 16,3 milhões de atendimentos, um salto de 26,65% em relação ao ano anterior. E tudo isso com um índice de satisfação de mais de 95%, de acordo com um levantamento interno, feito através de enquetes com os usuários ao final dos atendimentos.

“O 156 significa a possibilidade de contato do cidadão com a Prefeitura a qualquer momento e em qualquer lugar. É através dos registros gerados pela Central que conseguimos analisar a cidade sob diferentes ângulos, cruzar informações e planejar ações, identificar oportunidades e monitorar elementos sensíveis. Sem dúvida, este é um importante instrumento estratégico tanto para o cidadão, que conta com um canal de atendimento eficiente e unificado, quanto para a gestão, que tem informações importantes para a condução dos seus processos”, afirma o Secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.

Atualmente, a Central 156 funciona sob a operação do Instituto de Cidades Inteligentes (ICI) , de forma ininterrupta, em quatro canais de atendimento: app, chat, telefone e internet. É monitorada por 99 funcionários e coloca os diversos serviços da Prefeitura ao alcance do cidadão.

Pela Central 156 todos os curitibanos podem solicitar informações, serviços municipais e outros atendimentos de maneira segura, eficiente e com qualidade. A Central é administrada diretamente pela Secretaria do Governo Municipal (SGM).

O que o curitibano mais pede e quer saber?

Nos últimos anos, o aplicativo se tornou o canal  mais utilizado no 156. Em 2024, 90% dos contatos recebidos pela Central foram através da plataforma. É um crescimento de 31,93% em relação a 2023. O telefone, por sua vez, mesmo sendo o segundo canal mais usado pelo cidadão, tem tido caído na preferência do cidadão.

“Percebemos que cada canal tem um perfil mais direcionado de atendimento. O app, por exemplo, é muito utilizado para solicitação de informações. Já o telefone é o preferido quando o cidadão quer fazer o pedido de um serviço”, conta o gerente de Operações do ICI, Ozires de Oliveira.

Entre as informações mais consultadas pelos canais de atendimento do 156 estão: horário e itinerário de ônibus, saldo do cartão transporte, bilhetagem eletrônica e IPTU. Já quanto o assunto são os serviços mais solicitados estão os relacionados a coleta de lixo, trânsito, iluminação pública, abordagem social de rua e pavimentação. Outro dado que mostra a excelência do trabalho da central é o índice de execução das solicitações, que em 2024 chegou a quase 90%.

Conheça a história da Central 156

A Central 156 foi criada em 7 de fevereiro de 1984, com o objetivo de reduzir a fila no balcão de atendimentos da Prefeitura. No início, funcionava de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, atendendo apenas por telefone.

“Um grande marco na administração pública, o 156 de Curitiba foi pioneiro em 1984 e hoje está consolidado como referência em atendimento ao cidadão”, complementa Oliveira, do ICI.

Em 1999, o serviço passou a ser gerenciado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). A evolução tecnológica seguiu com a utilização de telefonia IP, gravação das chamadas, lançamento do portal na internet e a transformação da Central 156 no primeiro call center público totalmente digital.

Em 2019, foi lançado o aplicativo Curitiba 156 para smartphones, disponível na Google Play para o sistema Android e na Apple Store para a plataforma iOS.

De lá pra cá, o serviço também evoluiu com a utilização de Inteligência Artificial (IA) para reconhecimento de imagens de alguns serviços, o que permite ao usuário mais assertividade  na apresentação das demandas.

Além da modernização do sistema, em 2023 a Central 156 também ganhou um novo espaço de operação de atendimento e informações ao cidadão, localizado no ICI, que permitiu a ampliação dos postos de trabalho.

No final de 2024, a Prefeitura ainda iniciou uma nova etapa de modernização do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) para dar mais agilidade ao processo, facilitando o trabalho de quem responde as solicitações. Segundo o gestor do 156 na SGM, Willian Jonderlan, as mudanças passam pelo novo layout da interface e linguagem nova de programação, que tornam a navegabilidade mais intuitiva e rápida.

Texto da Prefeitura de Curitiba

Compartilhar

Artigos Relacionados

Prefeito Eduardo Pimentel com o vice-prefeito Paulo Martins, o secretário da Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, e demais autoridades, assina decreto que cria o programa Conecta Muralha Curitiba. Curitiba, 10/07/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

11 de julho de 2025

Programa Conecta Muralha vai integrar 6 mil câmeras públicas e privadas para o combate ao crime


Leia mais

Lançamento do Programa Adote uma Praça, na Praça Elias Abdo Bittar, no Água Verde. Curitiba, 02/07/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

3 de julho de 2025

Programa Adote uma Praça incentiva empresas e moradores a cuidarem de espaços públicos de Curitiba


Leia mais

Rua da Cidadania do Fazendinha celebra 29 anos com programação e serviços especiais no dia 4 de julho. Foto: Luiz Costa/SME

3 de julho de 2025

Aniversário da Rua da Cidadania do Fazendinha terá bolo e Sacolão a R$ 2,99


Leia mais
INSTAGRAM
Estar perto das pessoas e abrir as portas da Câma Estar perto das pessoas e abrir as portas da Câmara Municipal foi um compromisso que assumimos desde o início da minha gestão. 🤝🏛️

Com muita dedicação, otimizamos espaços de diálogo e interação com a população. Por meio de parcerias estratégicas, ampliamos o acesso ao atendimento jurídico gratuito, facilitamos o acesso a informações, engajamos os mais jovens na política e promovemos debates importantes.

Também estivemos lado a lado em campanhas solidárias, mostrando que a Câmara pode ser um agente de transformação social. 💡

Seguimos acreditando que ouvir, debater e agir juntos é o caminho para construir uma Curitiba mais justa e acolhedora. 👊
O ano está terminando, mas o meu compromisso com O ano está terminando, mas o meu compromisso com a economia e a transparência segue firme! 💪

Novamente, conseguimos economizar recursos ao abrir mão de benefícios como carro oficial e auxílio combustível. Essa atitude garante que mais dinheiro retorne para a Prefeitura e seja investido em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

A transparência é fundamental, e compartilhar os números do mandato com vocês reforça o meu compromisso com uma gestão eficiente e responsável. Cada centavo economizado é um passo rumo a uma Curitiba mais eficiente e melhor para todos. 🙌
Que tal aproveitar este domingo para viver o maior Que tal aproveitar este domingo para viver o maior natal gratuito do Brasil? 🎄🎅🏼

Curitiba está repleta de atrações incríveis espalhadas pelas ruas e praças, com shows, luzes, decorações e muita emoção – e tudo isso de graça!

Confira a programação completa no site da Prefeitura e venha curtir com a família e os amigos. Garanto que vale a pena viver essa experiência única! ✨🌟
#RETROSPECTIVA DA SEMANA 1 - Com o embaixador do #RETROSPECTIVA DA SEMANA

1 - Com o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, e Luiz Henrique Sossella, cônsul honorário do Peru, para conversar sobre a integração entre Peru e Curitiba.

2 - Anúncio do repasse de R$ 6 milhões destinados aos hospitais: Hospital do Trabalhador, Mackenzie, Cajuru, Pequeno Príncipe e Hospital do Idoso.

3 - Coletiva de imprensa para o anúncio do convite que recebi para assumir o cargo de Secretário do Governo Municipal de Curitiba.

4 - Entrega de diplomas em homenagem aos conselheiros tutelares de Curitiba pelo trabalho dedicado.

5 - Sessão Solene para a entrega do Prêmio Servidor Público Padrão ao @jeankulcheski.

6 - Votos de Congratulações e Aplausos aos artistas do Movimento Hip Hop, representados pelo @jotinhamc e outros líderes do movimento.

7 - Visita do @ewaldo.delvalle, com quem conversei sobre inovação e tecnologia no município.

8 - Participação, a convite de Waldemar e Jhow, no lançamento do Natal no Castelo do Batel – uma ação que leva alegria a 5 mil crianças da Rede Municipal, com apresentações e brindes.

9 - Reunião na Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná com Gilson de Jesus dos Santos, diretor-presidente, e Carlos Rodrigues, sócio-diretor da Bairru.

10 - Conversa com Lucas Lopes e Marisa Rocha. Lucas, que foi candidato a vereador este ano, compartilhou suas experiências na disputa eleitoral.
Para cada pesquisa 🔎 uma resposta 😅. #marce Para cada pesquisa 🔎 uma resposta 😅.

#marcelofachinello #transamericaesportes #esporte #vereador #padel #radio
Uma noite especial na Câmara Municipal! Na Sessã Uma noite especial na Câmara Municipal! Na Sessão Solene de hoje, tive a honra de indicar o @jeankulcheski para receber o Prêmio Servidor Público Padrão. Desde 2009, ele tem sido um exemplo de dedicação e excelência, contribuindo com muito trabalho e paixão para as políticas públicas de esporte e lazer da nossa cidade.

A presença de sua família – o pai Edvaldo, a mãe Jociely, a filha Júlia, o sogro Osmair e a sogra Célia – trouxe ainda mais significado a este momento. E, como ele mesmo disse com emoção, temos certeza de que sua esposa, que nos deixou recentemente, está muito orgulhosa dele.

Jean é um exemplo de servidor e de ser humano, uma verdadeira referência que merece todo o reconhecimento. Parabéns por esta merecida homenagem! 👏
O ano vai chegando ao fim e, com ele, o sentimento O ano vai chegando ao fim e, com ele, o sentimento nostálgico de tudo que vivi e conquistei! ✨

Os últimos anos foram de muito esforço, dedicação e também de muitas alegrias. Sou muito grato por ter ao meu lado uma família linda e pessoas que acreditam no meu trabalho e compartilham dos mesmos sonhos.

Com cada desafio superado, aprendi a valorizar ainda mais as pequenas e grandes conquistas. E o que mais me motiva é saber que o próximo ano está cheio de oportunidades para continuarmos transformando sonhos em realidade.
Antes e depois de respeito! 😉 Há uma semana, Antes e depois de respeito! 😉

Há uma semana, entregamos a revitalização da Praça Oswaldo Cruz, e as imagens falam por si! O espaço foi transformado em um verdadeiro ponto de encontro para famílias, jovens, idosos e atletas. Agora, a praça está mais viva e cheia de possibilidades para o lazer e o esporte.

Nosso mandato desempenhou um papel fundamental no novo rosto da praça. Lembra que, no começo do ano, entregamos a primeira quadra pública de padel do Paraná? 🎾 Isso foi possível graças à nossa Emenda Parlamentar! Essa é apenas uma das várias modalidades que agora podem ser praticadas aqui, reforçando o papel da praça como um centro esportivo e de convivência.

Vale a pena visitar, seja para levar o filho para brincar, o pet para passear ou para praticar esportes. Ficou demais! 👊
Com muito orgulho, recebi o convite do prefeito el Com muito orgulho, recebi o convite do prefeito eleito @eduardopimentel_ para assumir o cargo de Secretário de Governo Municipal de Curitiba. Este é um papel essencial para garantir a eficiência e a integração das ações do Executivo Municipal. Aceito essa missão com muita disposição e comprometimento.

Nosso objetivo é trabalhar com dedicação para atender às expectativas do cidadão curitibano, buscando soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento e melhorem a qualidade de vida na nossa cidade.

Nessa função continuarei defendendo as propostas que acredito viáveis para Curitiba, dentre elas a valorização do esporte, a transparência e a desburocratização.

Agradeço ao prefeito pela confiança depositada em mim e à população que sempre me inspira a buscar o melhor para Curitiba. Contem comigo para continuar construindo uma cidade mais eficiente, justa e inovadora!
Saúde em primeiro lugar! 🏥✅

Hoje pela manhã, recebemos na Câmara Municipal os representantes dos cinco hospitais com atendimento pelo SUS em Curitiba e a Secretária de Saúde, Beatriz Nadas. Foi um momento importante, pois anunciamos o repasse de R$ 6 milhões que serão destinados à saúde da nossa cidade!

Esse valor, dividido entre o Hospital do Trabalhador, Mackenzie, Cajuru, Pequeno Príncipe e o Hospital do Idoso, garantirá R$ 1,2 milhão para cada instituição. O objetivo? Investir em equipamentos e melhorar ainda mais o atendimento gratuito à nossa população.

Com trabalho em equipe e gestão eficiente, estamos devolvendo recursos para quem mais precisa: os curitibanos. 💪

@hospitalcajuru_oficial 
@hospitalpequenoprincipe
@hospitalmackenzie.curitiba 
@hospitaldoidosozildaarns 
hospital_do_trabalhador
Desde o primeiro dia em que assumi a presidência Desde o primeiro dia em que assumi a presidência da Câmara Municipal de Curitiba, a transparência sempre foi prioridade. 💡

Com muito trabalho, conquistamos o Selo Diamante de Transparência, uma certificação que reafirma nosso compromisso em fazer uma gestão pública clara e acessível. Além disso, implementamos o programa de integridade e conformidade, fortalecendo a ética e a responsabilidade nos processos internos, e atualizamos a Câmara para atender à nova Lei de Licitações e Contratos, modernizando nossas práticas.

Iniciativas como essas colocam Curitiba em destaque, mostrando que é possível atingir resultados na administração pública que beneficiem a população. 

Transparência é mais do que um objetivo, é o princípio que guia nosso trabalho. 👊
Hoje é o Dia do Doador de Sangue! 🩸 A doaçã Hoje é o Dia do Doador de Sangue! 🩸

A doação de sangue é um ato simples, rápido e que SALVA VIDAS! Não é incrível pensar no impacto que uma única ação pode ter? Com a chegada do fim do ano, os estoques dos bancos de sangue enfrentam desafios para se manterem estáveis, mas nossa solidariedade pode mudar esse cenário.

Se você está em boas condições de saúde, procure o banco de sangue mais próximo e faça a diferença. Doe sangue! 💪❤️
Acompanhe meu Instagram
CATEGORIAS
  • HOME
  • SOBRE
  • VEREADOR
  • IMPRENSA
  • NOTÍCIAS
  • PARTICIPE
  • CONTATO
GESTÃO TRANSPARENTE


Secretaria do Governo Municipal
Av. Cândido de Abreu, 817
Palácio 29 de Março - Centro Cívico
CEP 80.530-908
(41) 3350-8023
+55 (41) 992092002
contato@marcelofachinello.com.br

© Todos os direitos reservados | Marcelo Fachinello