O secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, participou, nesta quinta-feira (27), do Smart City Expo Curitiba 2025, na Ligga Arena. No painel Esportes e Cultura para a Construção Comunitária, ele falou sobre o tema ao lado de Jaime Pilowski, gerente-geral da Santiago Development Corporation – Governo Regional de Santiago; e João Costa, consultor e empreendedor social do 5C – Centro Cultural. O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió, Antônio Carvalho, foi o mediador.
Fachinello destacou o papel fundamental do Legislativo e do Executivo na construção de políticas públicas duradouras para fomento do esporte. Ele apresentou iniciativas importantes dos últimos anos, quando ainda era vereador, como a criação do Fundo Municipal do Esporte e do Plano Municipal do Esporte, que prevê metas para oito anos com objetivos claros no segmento.
Além disso, o secretário destacou os espaços esportivos de Curitiba e os instrumentos legais de fomento na área, como a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte e o Vale-Transporte Esportivo. “O esporte é sim uma ferramenta de inclusão social. Não é um acessório, não é uma muleta. E é por isso que seguiremos investindo nele”, finalizou.