logo2_marcelofachinellologo2_marcelofachinellologo2_marcelofachinellologo2_marcelofachinello
  • HOME
  • SOBRE
  • VEREADOR
    • PROJETOS
    • PRESTAÇÃO DE CONTAS
  • IMPRENSA
  • NOTÍCIAS
  • PARTICIPE
  • CONTATO

Domingo no Centro de junho tem programação voltada à temporada de inverno na Rua XV

18 de junho de 2026

O inverno chega a Curitiba com uma edição ainda mais especial do Domingo no Centro. Neste domingo (21/6), das 9h às 15h, acontece o Domingo no Centro como parte da programação do Festival de Inverno de Curitiba e transforma o calçadão da Rua XV de Novembro, a Praça Osório e o entorno do Bondinho em um grande espaço de convivência, cultura, lazer e serviços gratuitos para toda a família.

  • Inverno Curitiba 2026 terá mais de dois meses de atrações culturais, gastronômicas e esportivas

  • Inverno Curitiba leva quase 50 músicos aos palcos de feiras e espaços públicos da cidade

A edição de junho ainda terá clima junino, com apresentações de quadrilha, forró e música regional no palco principal, além de oficinas culturais, brincadeiras para as crianças, gastronomia típica, serviços públicos e diversas atrações gratuitas. A programação também se conecta à tradicional Feira de Inverno da Praça Osório, ampliando as opções de lazer no coração da cidade.

“O Domingo no Centro é um evento construído de forma integrada por diversas secretarias, pensado para ocupar o coração da cidade com cultura, lazer e serviços gratuitos para a população. Nesta edição de inverno, a programação ganha um charme especial ao se unir à tradicional Feira de Inverno da Praça Osório, oferecendo ainda mais opções de passeio e convivência para as famílias curitibanas”, destaca o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello.

Para toda família

Entre os destaques desta edição estão o palco com diversas atrações juninas, animando o público com quadrilha e muito forró. As crianças ainda aproveitam a apresentação da Família Folhas, as atividades de lazer da Secrearia do Esporte e Lazer e podem trocar figurinhas do álbum da Copa.

Mais uma vez o Sacolão Móvel traz hortifrútis a R$ 3,99 o quilo e a área de alimenação ainda terá workshop de sopas e foodtrucks. A Saúde leva à XV, mais uma vez, vacinação contra a gripe para grupos prioritários.

O evento fica completo com feira de adoção de pets, distribuição de mudas de árvores, feira de artesanato, serviços do Sine Móvel, exposição de carros antigos e muito mais.

Criado em 2025 como parte do programa Curitiba de Volta ao Centro, o Domingo no Centro consolidou-se como uma das principais iniciativas de ocupação do espaço público da região central, reunindo milhares de pessoas a cada edição e promovendo cultura, entretenimento e acesso a serviços municipais.

Serviço

Palco

10h – Viola Quebrada (sertanejo raiz)
11h – Quadrilha Junina + Xique Xique (forró) + Personagem Encantada
12h – Forró de Maravilha
13h – Rosa Armorial
14h – Ana Decker & Fole e Pinho

Tenda Cultura

10h às 15h – Oficina Esculpindo Curitiba

Tenda Educação

9h às 15h – Camarim de pintura, contação de histórias juninas, brincadeiras de rimas e quadrinhas e oficina Capivara Fashion 3D
9h às 15h – Oferta de vagas e orientação sobre cadastro online

Área de Lazer

9h às 15h – Jogos gigantes, xadrez de mesa, futebol de botão, tênis de mesa, cama elástica e pintura em papel kraft
9h às 15h – Brinquedos inclusivos

Tenda RMC

9h às 15h – Venda de pinhão, ponkan e produtos locais dos municípios da Região Metropolitana

Tenda Meio Milhão de Árvores

9h às 15h – Distribuição de mudas de árvores

Tenda Saúde

9h às 15h – Vacinação contra a gripe para grupos prioritários
9h às 15h – Orientações sobre dengue, Saúde Já e programa contra o tabagismo
9h às 15h – Auriculoterapia

Área Gastronômica

9h às 15h – Food trucks
9h às 15h – Unidade móvel com workshop de sopas
9h às 15h – Sacolão Móvel (R$ 3,99/kg)

Tenda Educação Ambiental

9h às 15h – Exposição do Meio Ambiente
9h às 15h – Orientações sobre a destinação correta dos resíduos

Tenda Pet

9h às 15h – Adoção de pets e microchipagem

Ônibus Palco

11h45 – Banda M3 Rock
12h45 – Família Folhas
13h45 – Teatro de Fantoches da Guarda Municipal de Curitiba

Bondinho

10h às 15h – Ações de leitura

E mais: Troca de figurinhas do álbum da Copa do Mundo, Loja Curitiba Sua Linda, feira de artesanato, produtos da economia solidária, exposição de carros antigos, Sine Móvel, Espaço Empreendedor Móvel, orientações e atividades do ABC do Trânsito e tenda da Associação Comercial do Paraná.

Bloqueio de ruas:
Rua Ébano Pereira, Avenida Luiz Xavier e Rua Voluntários da Pátria.

Texto da Prefeitura de Curitiba.
Foto: José Fernando Ogura/SECOM (arquivo)

Compartilhar

Artigos Relacionados

Domingo no Centro especial edição de inverno. Curitiba, 21/06/2026. Foto: Isabella Mayer/SECOM

22 de junho de 2026

Com sol e em clima de festa junina, curitibano aproveita o primeiro dia do inverno no Domingo no Centro


Leia mais

Domingo no Centro de abril terá vacinação para grupos prioritários, lançamento da safra de pinhão e programação especial na Rua XV. Foto: Isabella Mayer/SECOM

15 de junho de 2026

Domingo no Centro de junho integra programação do Festival de Inverno


Leia mais
12 de junho de 2026

Após reuniões de priorização, Fala Curitiba 2026 entra na fase de análise técnica para votação final


Leia mais
INSTAGRAM
Estar perto das pessoas e abrir as portas da Câma Estar perto das pessoas e abrir as portas da Câmara Municipal foi um compromisso que assumimos desde o início da minha gestão. 🤝🏛️

Com muita dedicação, otimizamos espaços de diálogo e interação com a população. Por meio de parcerias estratégicas, ampliamos o acesso ao atendimento jurídico gratuito, facilitamos o acesso a informações, engajamos os mais jovens na política e promovemos debates importantes.

Também estivemos lado a lado em campanhas solidárias, mostrando que a Câmara pode ser um agente de transformação social. 💡

Seguimos acreditando que ouvir, debater e agir juntos é o caminho para construir uma Curitiba mais justa e acolhedora. 👊
O ano está terminando, mas o meu compromisso com O ano está terminando, mas o meu compromisso com a economia e a transparência segue firme! 💪

Novamente, conseguimos economizar recursos ao abrir mão de benefícios como carro oficial e auxílio combustível. Essa atitude garante que mais dinheiro retorne para a Prefeitura e seja investido em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

A transparência é fundamental, e compartilhar os números do mandato com vocês reforça o meu compromisso com uma gestão eficiente e responsável. Cada centavo economizado é um passo rumo a uma Curitiba mais eficiente e melhor para todos. 🙌
Que tal aproveitar este domingo para viver o maior Que tal aproveitar este domingo para viver o maior natal gratuito do Brasil? 🎄🎅🏼

Curitiba está repleta de atrações incríveis espalhadas pelas ruas e praças, com shows, luzes, decorações e muita emoção – e tudo isso de graça!

Confira a programação completa no site da Prefeitura e venha curtir com a família e os amigos. Garanto que vale a pena viver essa experiência única! ✨🌟
#RETROSPECTIVA DA SEMANA 1 - Com o embaixador do #RETROSPECTIVA DA SEMANA

1 - Com o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, e Luiz Henrique Sossella, cônsul honorário do Peru, para conversar sobre a integração entre Peru e Curitiba.

2 - Anúncio do repasse de R$ 6 milhões destinados aos hospitais: Hospital do Trabalhador, Mackenzie, Cajuru, Pequeno Príncipe e Hospital do Idoso.

3 - Coletiva de imprensa para o anúncio do convite que recebi para assumir o cargo de Secretário do Governo Municipal de Curitiba.

4 - Entrega de diplomas em homenagem aos conselheiros tutelares de Curitiba pelo trabalho dedicado.

5 - Sessão Solene para a entrega do Prêmio Servidor Público Padrão ao @jeankulcheski.

6 - Votos de Congratulações e Aplausos aos artistas do Movimento Hip Hop, representados pelo @jotinhamc e outros líderes do movimento.

7 - Visita do @ewaldo.delvalle, com quem conversei sobre inovação e tecnologia no município.

8 - Participação, a convite de Waldemar e Jhow, no lançamento do Natal no Castelo do Batel – uma ação que leva alegria a 5 mil crianças da Rede Municipal, com apresentações e brindes.

9 - Reunião na Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná com Gilson de Jesus dos Santos, diretor-presidente, e Carlos Rodrigues, sócio-diretor da Bairru.

10 - Conversa com Lucas Lopes e Marisa Rocha. Lucas, que foi candidato a vereador este ano, compartilhou suas experiências na disputa eleitoral.
Para cada pesquisa 🔎 uma resposta 😅. #marce Para cada pesquisa 🔎 uma resposta 😅.

#marcelofachinello #transamericaesportes #esporte #vereador #padel #radio
Uma noite especial na Câmara Municipal! Na Sessã Uma noite especial na Câmara Municipal! Na Sessão Solene de hoje, tive a honra de indicar o @jeankulcheski para receber o Prêmio Servidor Público Padrão. Desde 2009, ele tem sido um exemplo de dedicação e excelência, contribuindo com muito trabalho e paixão para as políticas públicas de esporte e lazer da nossa cidade.

A presença de sua família – o pai Edvaldo, a mãe Jociely, a filha Júlia, o sogro Osmair e a sogra Célia – trouxe ainda mais significado a este momento. E, como ele mesmo disse com emoção, temos certeza de que sua esposa, que nos deixou recentemente, está muito orgulhosa dele.

Jean é um exemplo de servidor e de ser humano, uma verdadeira referência que merece todo o reconhecimento. Parabéns por esta merecida homenagem! 👏
O ano vai chegando ao fim e, com ele, o sentimento O ano vai chegando ao fim e, com ele, o sentimento nostálgico de tudo que vivi e conquistei! ✨

Os últimos anos foram de muito esforço, dedicação e também de muitas alegrias. Sou muito grato por ter ao meu lado uma família linda e pessoas que acreditam no meu trabalho e compartilham dos mesmos sonhos.

Com cada desafio superado, aprendi a valorizar ainda mais as pequenas e grandes conquistas. E o que mais me motiva é saber que o próximo ano está cheio de oportunidades para continuarmos transformando sonhos em realidade.
Antes e depois de respeito! 😉 Há uma semana, Antes e depois de respeito! 😉

Há uma semana, entregamos a revitalização da Praça Oswaldo Cruz, e as imagens falam por si! O espaço foi transformado em um verdadeiro ponto de encontro para famílias, jovens, idosos e atletas. Agora, a praça está mais viva e cheia de possibilidades para o lazer e o esporte.

Nosso mandato desempenhou um papel fundamental no novo rosto da praça. Lembra que, no começo do ano, entregamos a primeira quadra pública de padel do Paraná? 🎾 Isso foi possível graças à nossa Emenda Parlamentar! Essa é apenas uma das várias modalidades que agora podem ser praticadas aqui, reforçando o papel da praça como um centro esportivo e de convivência.

Vale a pena visitar, seja para levar o filho para brincar, o pet para passear ou para praticar esportes. Ficou demais! 👊
Com muito orgulho, recebi o convite do prefeito el Com muito orgulho, recebi o convite do prefeito eleito @eduardopimentel_ para assumir o cargo de Secretário de Governo Municipal de Curitiba. Este é um papel essencial para garantir a eficiência e a integração das ações do Executivo Municipal. Aceito essa missão com muita disposição e comprometimento.

Nosso objetivo é trabalhar com dedicação para atender às expectativas do cidadão curitibano, buscando soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento e melhorem a qualidade de vida na nossa cidade.

Nessa função continuarei defendendo as propostas que acredito viáveis para Curitiba, dentre elas a valorização do esporte, a transparência e a desburocratização.

Agradeço ao prefeito pela confiança depositada em mim e à população que sempre me inspira a buscar o melhor para Curitiba. Contem comigo para continuar construindo uma cidade mais eficiente, justa e inovadora!
Saúde em primeiro lugar! 🏥✅

Hoje pela manhã, recebemos na Câmara Municipal os representantes dos cinco hospitais com atendimento pelo SUS em Curitiba e a Secretária de Saúde, Beatriz Nadas. Foi um momento importante, pois anunciamos o repasse de R$ 6 milhões que serão destinados à saúde da nossa cidade!

Esse valor, dividido entre o Hospital do Trabalhador, Mackenzie, Cajuru, Pequeno Príncipe e o Hospital do Idoso, garantirá R$ 1,2 milhão para cada instituição. O objetivo? Investir em equipamentos e melhorar ainda mais o atendimento gratuito à nossa população.

Com trabalho em equipe e gestão eficiente, estamos devolvendo recursos para quem mais precisa: os curitibanos. 💪

@hospitalcajuru_oficial 
@hospitalpequenoprincipe
@hospitalmackenzie.curitiba 
@hospitaldoidosozildaarns 
hospital_do_trabalhador
Desde o primeiro dia em que assumi a presidência Desde o primeiro dia em que assumi a presidência da Câmara Municipal de Curitiba, a transparência sempre foi prioridade. 💡

Com muito trabalho, conquistamos o Selo Diamante de Transparência, uma certificação que reafirma nosso compromisso em fazer uma gestão pública clara e acessível. Além disso, implementamos o programa de integridade e conformidade, fortalecendo a ética e a responsabilidade nos processos internos, e atualizamos a Câmara para atender à nova Lei de Licitações e Contratos, modernizando nossas práticas.

Iniciativas como essas colocam Curitiba em destaque, mostrando que é possível atingir resultados na administração pública que beneficiem a população. 

Transparência é mais do que um objetivo, é o princípio que guia nosso trabalho. 👊
Hoje é o Dia do Doador de Sangue! 🩸 A doaçã Hoje é o Dia do Doador de Sangue! 🩸

A doação de sangue é um ato simples, rápido e que SALVA VIDAS! Não é incrível pensar no impacto que uma única ação pode ter? Com a chegada do fim do ano, os estoques dos bancos de sangue enfrentam desafios para se manterem estáveis, mas nossa solidariedade pode mudar esse cenário.

Se você está em boas condições de saúde, procure o banco de sangue mais próximo e faça a diferença. Doe sangue! 💪❤️
Acompanhe meu Instagram
CATEGORIAS
  • HOME
  • SOBRE
  • VEREADOR
  • IMPRENSA
  • NOTÍCIAS
  • PARTICIPE
  • CONTATO
GESTÃO TRANSPARENTE


Secretaria do Governo Municipal
Av. Cândido de Abreu, 817
Palácio 29 de Março - Centro Cívico
CEP 80.530-908
(41) 3350-8023
+55 (41) 992092002
contato@marcelofachinello.com.br

© Todos os direitos reservados | Marcelo Fachinello