Passeio cultural na linha do tempo da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a exposição fotográfica “Muitas casas, uma história” terá visitas guiadas. A participação é gratuita e a população já pode se inscrever. A mostra inédita foi inaugurada na semana passada, em comemoração ao aniversário de 331 anos do Poder Legislativo e da capital paranaense. Ela retrata as sedes da instituição desde o começo de seus trabalhos, em 1693.
A exposição “Muitas casas, uma história” fica até o fim de junho, nas galerias no Palácio Rio Branco, sede da Câmara de Curitiba desde 1963. O trabalho pode ser visitado de segunda a quarta-feira, das 9h às 12h, durante as sessões plenárias. Já as visitas guiadas serão feitas nas últimas sextas-feiras de cada mês, às 14h30, e terão aproximadamente uma hora de duração.
As inscrições para o primeiro grupo, no dia 26 de abril, já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário on-line, no site da Câmara de Curitiba. As turmas são limitadas a 15 pessoas e o ponto de encontro, às 14h30, é o Palácio Rio Branco (rua Barão do Rio Branco, nº 720, Centro). As visitas serão guiadas pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel e pelas pesquisadoras responsáveis pelo levantamento histórico.
Já os grupos fechados, interessados na visita guiada à mostra cultural sobre as sedes da Câmara de Curitiba em diferentes momentos históricos, devem entrar em contato com a Escola do Legislativo, por meio do e-mail escola.legislativo@cmc.pr.gov.br. O tour inaugural foi realizado, na semana passada, com alunos do 4º ano da rede pública municipal de ensino.
A pesquisa sobre as sedes da Câmara de Vereadores em mais de três séculos é fruto de um convênio firmado, no ano passado, entre a instituição e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Além da exposição, o levantamento, realizado por estudantes do curso de bacharelado em História, deu origem a uma linha do tempo. O material está disponível para consulta no Nossa Memória, seção do site do Legislativo de resgate da história da cidade de Curitiba.
Texto da Câmara Municipal de Curitiba