 
											
O prefeito Eduardo Pimentel, o presidente da Alep, Alexandre Curi, e demais autoridades participaram da Assembleia nos Bairros na Rua da Cidadania do Bairro Novo, fortalecendo a parceria entre a Prefeitura e a Assembleia Legislativa. Curitiba, 29/10/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM
A Regional Bairro Novo, formada pelos bairros Sítio Cercado, Umbará e Ganchinho, recebeu na tarde desta quarta-feira (29/10) a quinta edição do programa Assembleia nos Bairros, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, para aproximar o Poder Legislativo da população.
A sessão especial aconteceu no Centro de Esportes e Lazer (CEL) Bairro Novo, e além de ofertar uma ampla rede de serviços públicos gratuitos para a população, também marcou a destinação de R$ 6 milhões para Curitiba construir uma nova unidade de saúde no bairro Ganchinho.
O prefeito Eduardo Pimentel, que participou do evento, destacou mais uma vez a importância da união entre os poderes executivo, legislativo e judiciário que resulta em ganhos importante para a população.
“Toda vez que tem um evento da Assembleia nos Bairros, Curitiba recebe um presente. E hoje o presente é muito importante para a saúde de todos nós. Eu tenho no meu compromisso como prefeito fazer seis novas unidades de saúde. E uma delas está se materializando aqui hoje, que é a Unidade de Saúde Parque Iguaçu, aqui no Ganchinho”, disse o prefeito.
Também sobre a questão de saúde, o prefeito lembrou de mais um grande investimento que a Prefeitura fará na região.
“Será a região que receberá o maior investimento que eu vou fazer como prefeito de Curitiba, que é o Hospital e Maternidade do Bairro Novo, com capacidade para 250 leitos, que nós iremos entregar até o fim da gestão”, afirmou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, disse que o objetivo do Assembleia nos Bairros é aproximar os deputados estaduais da população curitibana e permitir que a população possa trazer a sua solicitação diretamente aos representantes estaduais.
O parlamentar citou que já foram computadas 13 mil solicitações da população nas quatro edições anteriores do programa, que já destinou mais R$ 20 milhões para Curitiba.
“Inicialmente, claro, o objetivo é aproximar os deputados estaduais da população curitibana, é permitir que a população possa ter esse contato direto, possa estar aqui trazendo a sua reivindicação. E hoje nós estamos liberando mais 6 milhões de reais para a construção da unidade básica de saúde Parque Iguaçu”, disse Curi.
O público usufruiu dos vários serviços ofertados. O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) ofereceu emissão de título de eleitor; a Defensoria Pública do Paraná, assessoria jurídica gratuita; a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação fez atendimentos aos empreendedores; e também houve serviços do Ministério Público, Copel, Sanepar.
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) levou oficinas de escalada, aulões de ginástica e ritmos, apresentações de dança e brinquedos interativos.
A Secretaria Municipal da Educação promoveu apresentações do coral da Escola Municipal Bairro Novo do CAIC e danças inspiradas no Festival de Parintins. O evento também com a participação das secretarias do Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Urbanismo, Administração e Tecnologia da Informação, Urbanismo, Defesa Social e Trânsito, Cohab e Fundação Cultural de Curitiba.
A dona de casa Crislaine Ziehe de Almeida, moradora no Sítio Cercado, levou o filho Matheus Ziehe dos Santos para se divertir nos brinquedos. A brincadeira foi interrompida porque a voz do prefeito chamou a atenção do garoto, que pediu para a mãe levá-lo para aconhecer Eduardo Pimentel.
“Quando ele ouviu a voz do prefeito, pediu para tirar uma foto com ele. Ele gosta do prefeito e sempre acompanha quando ele aparece na TV”, disse a mãe.
Iracy de Paula de Almeida, que também mora no Sítio Cercado, foi conferir os investimentos públicos na região.
“Eu faço parte do Concitiba (Conselho da Cidade de Curitiba) e estamos acompanhando o novo Plano Diretor da Cidade para ver onde estão sendo feitos os investimentos. Uma vitória já foi garantida aqui com a esta nova unidade de saúde. Agora, precisamos lutar para ter uma unidade no Xapinhal também”, disse.
Participaram também do evento os secretários Marcelo Fachinello (Governo Municipal), Leverci Silveira Filho (Segurança Alimentar e Nutricional), Tatiane Filipak (Saúde) e Amália Tortato (Desenvolvimento Humano); o presidente Cohab, André Baú; o superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti; os deputados Gilson de Souza, Arilson Chiorato, Fábio Oliveira, Márcia Huçulak, Ney Leprevost e Paulo Gomes.
Também prestigiaram o evento os vereadores Lorens Nogueira, Meri Martins, Bruno Rossi, Marcos Vieira, Carlise Kwiatkowski; os administradores regionais Veridiana Maranho (Bairro Novo), Rodrigo Reis (Portão), Agostinho Creplive (Cajuru) e Marcelo Ferraz (Tatuquara); o padre do Santuário da Divina Misericórdia, Luiz Antônio Buckta; a pastora da Igreja Batista Silvana Aparecida Serafim Campos.
Texto da Prefeitura de Curitiba
 Foto: Hully Paiva/SECOM