A Prefeitura de Curitiba anunciou na tarde desta quinta-feira (20) as entidades que serão beneficiadas com o Vale-Transporte Esportivo em 2023. O programa é uma ação da Prefeitura que possibilita que atletas da cidade recebam o cartão transporte com o custo da passagem de ônibus para ir e voltar dos treinos. Para este ano estão previstos a distribuição de mais de 30 mil vales-transportes para atletas de cerca de 22 entidades.
O repasse da verba para os atletas beneficiados acontece através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (Smelj). Esse recurso vem da própria Secretaria e também do repasse de emendas parlamentares da Câmara Municipal de Curitiba. Nos últimos dois anos, por exemplo, o vereador Marcelo Fachinello destinou cerca de R$ 300 mil custeando grande parte do programa.
“Percebi no vale-transporte esportivo um caminho para ajudar, fazer uma coisa que realmente tivesse impacto na vida dos curitibanos. Isso porque o valor da passagem de ônibus para ir a um treino, a uma competição, realmente pode ser um empecilho para algumas famílias. E facilitando esse acesso mais gente vai ter condições de treinar e, quem sabe lá na frente, representar nossa cidade em competições nacionais e internacionais. E tivemos um impacto muito grande. Em 2022, mais de 10 entidades foram habilitadas a receber. Neste ano vimos que poderemos fazer mais. Associamos recursos mais uma vez a uma emenda minha e já passamos de 22 entidades. Serão mais de 30 mil vales-transportes esportivos entregues aos atletas curitibanos. Me sinto muto feliz em poder viabilizar o vale-transporte esportivo para Curitiba”, disse Fachinello.
No ano de 2022 foram 1.284 atletas beneficiados com o programa. A expectativa para 2023 é que esse número seja ainda maior. Em abril de 2022, por exemplo, foram distribuídos 2.058 vales. Para abril deste ano estão previstos um total de 4.656 vales-transportes – crescimento de 126%.
“Muitos títulos já teve e já ganhou Curitiba. A nossa cidade é sobremaneira inovadora. E essa ideia que teve Marcelo Fachinello de colocar o Vale-Transporte Esportivo no orçamento da cidade é inovadora” , disse o prefeito Rafael Greca.
Para o Secretário da Smelj, Carlos Pijak Júnior, programas como o VTE demonstram, por mais uma vez, que o esporte é tratado por Curitiba como uma área de alto interesse social. “Temos a grande missão de transformar Curitiba a capital do esporte”, sinalizou PIjak.
Como funciona o Vale-Transporte Esportivo?
O programa possibilita que as instituições sem fins lucrativos sediadas em Curitiba e que atuem no desenvolvimento de atividades esportivas protocolem projetos para solicitar o benefício do Vale Transporte Esportivo (VTE). Os beneficiários finais são os atletas integrantes das equipes esportivas dessas instituições. Os atletas devem ter entre 14 e 18 anos de idade, e devem estar devidamente matriculados e com frequência suficiente para aprovação em instituição de ensino municipal, estadual ou federal com sede em Curitiba.
Confira abaixo as Instituições chanceladas para 2023
Associação Esportiva do Colégio Estadual do Paraná
Associação Curitiba de Vôlei de Praia
Curitiba Rugby Clube
Instituto de Ginástica Artística Paranaense
Amigos do Futsal
Associação de Ginástica Rítmica
Associação de Voleibol do Paraná
APM Colégio Militar de Curitiba, Seleção Desempenho
Apan – WS
Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Professor Francisco Zardo
Associação Talentos da Natação
Rede Esperança
Associação Novo Boxe Brasil
Associação de Desenvolvimento Desportivo do Paraná
Shabureya Futebol Clube
Sociedade Morgenau
Círculo Militar do Paraná
Associação dos Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba
Associação Mestre Kato