Uma pitoresca edificação em estilo pagode chinês (torre com múltiplas beiradas), no bairro Santa Quitéria, que durante décadas abrigou a Associação Cultural Chinesa do Paraná (ACCP), está sendo reformada para abrigar um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).
Localizada no nº 1813 da Rua Coronel Pretextato Pena Forte Taborda Ribas, a nova unidade terá capacidade para atender 172 crianças de até 5 anos de idade.
As obras requalificação do espaço foram inspecionadas nesta quarta-feira (6/9) pelo prefeito de Curitiba em exercício, Marcelo Fachinello, acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, e do coordenador de Obras e Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Guilherme Furiatti.
Atualmente a edificação de 651 m² pertence ao município. Os trabalhos de transformação do prédio histórico em uma moderna unidade de educação tiveram início em abril e estão programados para serem concluídos até o fim deste ano. Posteriormente, o local será mobiliado e equipado para receber as crianças a partir do ano letivo de 2024.
A estrutura contará com 8 salas de atendimento, 2 berçários, 4 maternais e 2 salas de pré-escola, além de espaços administrativos. A ideia é que o CMEI seja também um local da valorização da cultura do país oriental.
Ao tomar conhecimento dos detalhes da intervenção, Fachinello enfatizou a importância da expansão de vagas para atender a demanda da educação infantil na região, aproveitando a requalificação de um imóvel municipal.
“É fundamental valorizar uma edificação que já pertencia ao município, o que torna a obra mais rápida e de menor custo, mas com todas as adaptações necessárias para oferecer um atendimento de alta qualidade”, declarou Fachinello.
Atualmente, Curitiba já conta com 232 CMEIs e 143 CEIs contratados. Durante a gestão atual, foram inaugurados 27 novos CMEIs, demonstrando o compromisso da administração em garantir um acesso mais amplo à educação infantil.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a nova unidade faz parte da estratégia de expansão da rede municipal de ensino.
“Além de investir na construção de novos CMEIs e na contratação de mais Centros de Educação Infantil (CEIs), estamos comprometidos em aprimorar nossos espaços, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento e aprendizado das crianças”, afirmou a secretária.
Texto da Prefeitura de Curitiba
Foto: Ricardo Marajó/SMCS