A Câmara Municipal de Curitiba já colocou no ar uma nova ferramenta criada para aproximar e dar voz às ideias dos curitibanos em relação ao legislativo: o Banco de Ideias Legislativas. A sugestão da criação deste banco foi do vereador Marcelo Fachinello (PSC), que defende a desburocratização para a participação da população no legislativo.
“Nosso objetivo é permitir o ingresso de milhares de curitibanos nessa arena de debates da nossa cidade através de um mecanismo online simples e ágil”, avalia o vereador.
O Banco de Ideias Legislativas está em destaque na página inicial da Câmara de Curitiba. Ao clicar no banner o usuário preenche um formulário com seu nome completo, contatos e a ideia que gostaria de ver implementada no município através de um projeto de lei. Também é possível anexar arquivos e escolher qual vereador deve receber seu formulário.
De acordo com Fachinello inicialmente a proposta era um projeto de lei que chegou a tramitar por todas as comissões de Casa e estava pronto para ser votado no plenário. Porém, após análise junto à direção da Câmara, foi entendido que o Banco de Ideias Legislativas poderia ser criado através de uma sugestão, sem a necessidade da criação de uma lei específica para o assunto.