Texto da Câmara Municipal de Curitiba.
Parceira da Campanha do Agasalho de 2023, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) fez, nesta quarta-feira (5), a entrega das primeiras doações à Fundação de Ação Social (FAS). Com o slogan “Doou, esquentou”, a iniciativa busca arrecadar roupas, calçados, cobertores e toalhas de banho em bom estado, que serão doadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial àquelas em situação de rua. Até o momento, 700 peças de roupas e calçados foram coletadas pelo próprio Legislativo.
Lançada em 16 de maio pela Prefeitura de Curitiba, a ação solidária tem como meta para este ano arrecadar mais de 110 mil peças – número coletado em 2022. Ao todo são 146 pontos de coleta espalhados por toda a cidade, e a CMC é um deles. Aqui no Legislativo, servidores, vereadores e população em geral têm deixado suas doações nas entradas dos Anexos I e II, onde ficam os gabinetes parlamentares.
A ideia de tornar a CMC em um dos pontos de coleta partiu do primeiro-secretário, o vereador Osias Moraes (Republicanos), que acompanhou o lançamento da campanha, em maio. E a parceria deu certo, principalmente devido à localização da Casa, estratégica, conforme comemorou o presidente do Legislativo, Marcelo Fachinello (PSC).
“A Câmara Municipal sempre foi a Casa do Povo. E quando começou a campanha, vimos a oportunidade de trazer esse acolhimento, fazendo aqui um ponto [de coleta], para que as pessoas, principalmente servidores e vereadores, e outras pessoas que frequentam a CMC, pudessem trazer os agasalhos e roupas”, disse Moraes. “Nossa posição é estratégica. Aqui é, de fato, um local onde as pessoas podem deixar as doações. A gente faz a triagem, junto com a FAS, e essas roupas, cobertores e calçados, certamente vão ser levados para quem precisa”, emendou Fachinello.
Em quase dois meses de arrecadação, a FAS já contabiliza quase 38 mil peças doadas, incluindo as 700 coletadas na CMC e entregues hoje. Segundo a presidente da fundação, Maria Alice Erthal, as doações vão para toda a cidade, não somente para a população em situação de rua. Quando chegam à FAS, elas são selecionadas e distribuídas conforme a necessidade.
“Temos mais de 50 unidades que atendem toda a população. E isso vai ajudar bastante. Quando falta pouco para a encher a caixa [em um dos pontos de coleta], a gente já manda buscar. A FAS atende todos os bairros de Curitiba, os CRAS fazem a solicitação e nós entregamos de acordo com a necessidade”, explicou a gestora da Assistência Social de Curitiba.
Ela lembrou que a campanha tem a duração de quatro meses, e quem ainda não contribuiu, ainda pode procurar a CMC ou o ponto de arrecadação mais próximo de casa (confira a lista completa aqui). A ação solidária vai até 15 de setembro, final do inverno, e se justifica, de acordo com Erthal, devido à mudança do clima, com o frio se estendendo cada vez primavera adentro. “Ano passado já foi assim: era dezembro e ainda estava fazendo frio. E esse ano promete chover muito, e com a chuva é muito pior, porque as pessoas precisam de mais roupas, e [com o excesso de chuva] essas roupas não secam”, orientou a presidente.
“O frio está aí, o inverno é rigoroso e a campanha vai até setembro. E este momento é para entregar uma parte das doações e de incentivar, através da divulgação, os nossos servidores e a população a trazer as doações. É uma ação muito importante, muita gente precisa. Temos pessoas passando frio e precisam do acolhimento, desta ajuda, destas peças, para poderem se acolher do frio”, finalizou o presidente Marcelo Fachinello, ao reiterar a necessidade da população continuar colaborando com a campanha.
A entrega contou ainda com a presença dos vereadores Alexandre Leprevost (Solidariedade) e Mauro Bobato (Pode), servidores da Câmara e da FAS.
Os dois pontos de coleta da Câmara de Curitiba estão localizados nas entradas dos anexos 1, em frente à praça Eufrásio Correia, e 2, na esquina da rua Lourenço Pinto com a avenida Visconde de Guarapuava. As doações podem ser depositadas não só pelos servidores, vereadores e funcionários terceirizados da Casa, mas também pela população em geral.
Assim como a Operação Inverno, para atender a população em situação de rua no período em que são registradas as menores temperaturas, a Campanha do Agasalho vai até o dia 15 de setembro. Também há pontos de coleta nas dez administrações regionais, no prédio central da Prefeitura de Curitiba, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), no Disque-Solidariedade, vinculados à FAS, além de empresas parcerias (confira a relação).
Texto da Câmara Municipal de Curitiba.