Começa nesta quinta-feira (01) a 2ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados. A competição, que acontece em Curitiba até o próximo domingo (04), é uma realização da Prefeitura de Curitiba em parceria com a Associação Brasileira de Transplantados (ABTx). O evento irá reunir atletas transplantados de todo o País e da América Latina para competir em sete modalidades: atletismo, corrida de rua ou caminhada, ciclismo, natação, tênis, tênis de mesa e triatlo virtual.
“A realização da 2ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, competição única no Brasil, orgulha nossa cidade. Este ano, 67 atletas irão participar dos jogos e todos são muito bem-vindos. É uma alegria receber atletas que já são vencedores, não apenas no esporte, mas também na vida”, disse o prefeito Rafael Greca, que acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, do secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Junior, e do vereador Marcelo Fachinello, recebeu na tarde desta quinta-feira os diretores da ABTx, que também são atletas participantes dos jogos, e de patrocinadores da competição.
O presidente da Associação Brasileira de Transplantados, Edson Arakaki, homenageou o prefeito com uma placa de agradecimento e salientou a importância da realização da segunda edição dos jogos. A primeira edição aconteceu em 2019 e reuniu cerca de 60 atletas transplantados, de 7 a 73 anos de todas as regiões do País. A competição também tem uma edição latino-americana e outra mundial e Curitiba foi a pioneira em um campeonato nacional. Em razão da pandemia os Jogos ficaram dois anos suspensos e agora, em 2022, voltam a acontecer na capital paranaense.
Marcelo Fachinello, que auxiliou na organização dos Jogos desde a primeira edição, em 2019, destacou a importância do evento. “Além de ser uma competição esportiva muito bacana, os Jogos para Transplantados trazem mensagens muito importantes. A primeira é mostrar que quem passou por um transplante pode e deve continuar praticando atividade física. E também, claro, não podemos deixar de falar sobre a conscientização. A doação de órgãos é extremamente importante e um assunto que deve ser falado por todos. Doas órgãos é dar uma chance de uma nova vida a alguém que necessita”.
Programação: Jogos Brasileiros para Transplantados
Quinta-feira (1/9)
18h30 – sessão solene de abertura
Local: CEL Dirceu Graeser – Praça Osvaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, 2.335, Centro)
Sexta-feira (2/9)
A partir das 8h: ciclismo
Local: Velódromo do Jardim Botânico (Rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1.210)
A partir das 14h: tênis e tênis de mesa
Local: CEL Xaxim (Rua Ana Aparecida Lopos Canet, 4)
Sábado (3/9)
A partir das 8h30: provas da natação
Local: Clube da Gente de Santa Felicidade (Rua Daniel Cesário Pereira, 681)
A partir das 13h30: provas do Atletismo
Local: pista da UFPR (Centro Politécnico – Jardim das Américas)
Domingo (4/9)
A partir das 8h: credenciamento da corrida e caminhada. Largada às 9h
Local: Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 12.205, Boqueirão)