Aconteceu nesta quarta-feira (1º) a abertura da sessão legislativa de 2023 da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Na ocasião, o vereador Marcelo Fachinello (PSC), agora presidente da Casa, ressaltou o compromisso da atual Mesa Diretora com os debates importantes para a cidade, a transparência e a democracia participativa.
“Para cumprir nosso compromisso constitucional, nós estaremos sempre abertos à população. Esta Câmara Municipal reafirma sua vocação democrática, convidando todos os cidadãos curitibanos que se façam presentes no nosso dia a dia. Que compareçam às sessões plenárias, às sessões das comissões, que visitem os gabinetes parlamentares, a Presidência, enfim, todas as nossas instâncias legislativas e administrativas”, convidou.
No primeiro discurso em plenário exercendo a presidência do Legislativo de Curitiba, o vereador ainda prometeu “não poupar esforços para atingir os resultados esperados pela sociedade curitibana”. “Quero dizer que esta Casa Legislativa vai se pautar pelos valores republicanos da transparência, da moralidade e da eficiência. Queremos realizar, e vamos realizar, um serviço público íntegro e reto, que atenda às necessidades da população e demonstre respeito pelo dinheiro dos contribuintes.”
“Nós temos uma função institucional estabelecida pela Constituição Federal. Nós temos a vocação democrática para traduzir politicamente os anseios da nossa população. É através deste Parlamento que as demandas populares serão veiculadas na arena do debate político e é neste Parlamento que nós daremos vazão a elas. Esta Casa não se omitirá de debater, de deliberar, de aprofundar as discussões necessárias para a cidade de Curitiba.”
Em entrevista à imprensa, após a sessão, Fachinello reforçou que o principal desafio é “tornar a Casa ainda mais aberta, transparente à população e participante dos principais debates que a cidade vai ter nos próximos dois anos”. “A Câmara precisa ser protagonista, os vereadores precisam participar da discussão e a gente precisa receber, aqui, a sociedade para discutir aqui esses temas que são sensíveis, que são importantes”, pontuou. A ideia, completou, é aprimorar a transmissão das sessões das comissões e outras atividades, assim como a acessibilidade para navegar no Portal da Transparência e a ampliação do número de audiências públicas.
Quatro vereadores tomam posse
Ainda na sessão de abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal foram empossados vereadores Angelo Vanhoni (PT), Bruno Pessuti (Pode), Giorgia Prates (PT) e Rodrigo Reis (União).
Os quatro suplentes foram convocados após Carol Dartora (PT), eleita deputada federal, Denian Couto (Pode), Flávia Francischini (União) e Renato Freitas (PT), eleitos deputados estaduais, renunciarem às cadeiras na CMC para serem empossados, nesta quarta, nos novos mandatos. Ana Júlia seria a primeira suplente do PT, mas foi eleita deputada estadual, optando por assumir a vaga na Assembleia Legislativa do Paraná.
A posse foi acompanhada pelo prefeito em exercício, Eduardo Pimentel, por diversos secretários municipais, pelas deputadas estaduais Ana Júlia (PT) e Márcia Huçulak (PSD), além de personalidades da política paranaense, como Orlando Pessuti, Jorge Samek e Julieta Reis.
*Matéria editada da Câmara Municipal de Curitiba