A corrida The Hardest Run pode ser incluída no calendário oficial de Curitiba graças ao projeto de lei do vereador Marcelo Fachinello (Pode). Protocolada na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) no dia 8 de abril, a iniciativa ainda passará pelas comissões temáticas do Legislativo antes de ir à votação em plenário. A inclusão da corrida no calendário serve para facilitar a organização das próximas edições do evento.
Evento internacional realizado desde 2012, a corrida Hardest Run tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doação de sangue e de medula óssea. Ela foi realizada em Curitiba, pela primeira vez, em 2019, com o objetivo de arrecadar fundos para a construção do Hospital Erastinho – especializado no tratamento de crianças com câncer.
Na última edição, em 2023, a 4ª Corrida The Hardest Run teve a participação de 14 mil corredores e arrecadou R$ 1,75 milhão para levar energia solar ao Erastinho, economizando mensalmente R$ 100 mil dos custos operacionais do hospital. “Isso permitiu um aumento significativo no número de procedimentos médicos oferecidos, incluindo sessões de quimioterapia e cirurgias oncológicas”, diz Fachinello, na justificativa do projeto de lei (005.00038.2024).
“A corrida The Hardest Run alcançou outro feito notável em 2023, tornando-se a maior corrida solidária da América Latina”, defende Marcelo Fachinello, explicando os motivos para incluir o evento no calendário oficial de Curitiba. “A corrida tem relevância e objetivos filantrópicos. Precisamos continuar incentivando o espírito solidário em prol de uma das causas mais nobres, que é a luta pela vida”, conclui.
Texto da Câmara Municipal de Curitiba