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Em 2023, CMC realizou mais de mil interações com os curitibanos

16 de janeiro de 2024
Câmara de Curitiba mantém serviços permanentes de atendimento e diálogo com os cidadãos; somente a Ouvidoria do Legislativo respondeu a 603 manifestações.

Dúvidas sobre o trabalho dos vereadores, reclamações, sugestões para novas leis, pedidos via Lei de Acesso à Informação, elogios e até mesmo denúncias…seja qual for a pauta do cidadão, ela é acolhida e tratada por um dos serviços mantidos pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). No ano passado, a Ouvidoria do Legislativo (OuviLegis), o Banco de Ideias Legislativas (BanLegis), o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) totalizaram 1.157 atendimentos.

Responsável institucional por fazer o “meio de campo” entre a sociedade e o trabalho realizado pelos vereadores e vereadoras, a OuviLegis  atendeu a um total de 603 solicitações. A maior parte dos usuários buscou atendimento via portal da CMC (curitiba.pr.leg.br). Foram 353 demandas recebidas por esta modalidade, o que equivale a quase 60% das solicitações. Outras 168 manifestações (27%) chegaram por meio do e-mail da Ouvidoria e as demais interações se deram por meio do telefone ou presencialmente.

Todas as formas de atendimento da Ouvilegis estão detalhadas na página do órgão (clique aqui para conhecer). Considerando os tipos de manifestações recebidas, as reclamações lideram a lista, com 214 atendimentos (35%). Em seguida estão as solicitações (169 – 28%); dúvidas (146 – 24%) e sugestões (52 – 8%). Com percentuais mais reduzidos estão as denúncias (2%) e os elogios (1%).

Entre os temas mais demandados estão os pedidos por informações, seguidos pelos temas de educação/cultura e saúde. Do total de demandas recebidas, 71% não se referem diretamente ao trabalho da Câmara Municipal, sendo que, nestes casos, os usuários recebem orientações sobre onde devem buscar as informações ou serviços desejados. As solicitações ligadas ao trabalho do Poder Legislativo são encaminhadas internamente, seja para órgãos administrativos, comissões ou diretamente aos parlamentares.

Conforme a página da OuviLegis, “o tempo de resposta será o mais breve possível”. A partir do recebimento da manifestação, a resposta ao cidadão é encaminhada em até 30 dias, prazo que pode ser prorrogado por igual período, uma única vez, informando as providências e procedimentos adotados.

Sugestão recebida via Banco de Ideias virou projeto de lei

Ferramenta de incentivo à participação popular, o Banco de Ideias Legislativas (BanLegis) registrou 130 participações em 2023. Uma das ideias, inclusive, foi adotada pelo vereador Marcelo Fachinello (Pode), já tramitou pelas comissões e está pronta para ser debatida e votada em plenário. Sugerida pelo jovem Samuel Rancatti, a proposta recebeu o apoio de outros 11 parlamentares, que subscreveram a proposição. O objetivo é isentar quem tiver sido voluntário da Justiça Eleitoral do custo da inscrição em concursos públicos municipais (005.00080.2023, com o substitutivo geral 031.00018.2023).

O BanLegis é uma página no Portal da CMC na qual a população pode sugerir novas leis, a revogação de normas em vigor ou até mesmo a realização de audiências públicas. O serviço teve início em agosto de 2022 e já acumula um total de 172 participações. Em abril de 2023, o serviço recebeu uma regulamentação (Instrução Normativa 1/2023), que garante regras claras para a participação e assegura que as sugestões serão levadas ao conhecimento de todos os parlamentares e também das comissões permanentes da Câmara.

Como forma de prestigiar a participação popular via BanLegis, a Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos realizou, em novembro, reunião para analisar seis ideias da população. Uma delas, que propõe a regulamentação da atividade do “protetor de animais” poderá ser transformada em projeto de lei, conforme deliberado pelo colegiado. Neste caso, os autores receberam respostas pontuais dos vereadores sobre a viabilidade de cada pauta e foram informados sobre o andamento das demandas junto à Prefeitura de Curitiba. Clique aqui para conhecer as ideias já recebidas.

SIC respondeu 77 solicitações; desde 2012, já são 1.447 atendimentos

Com um prazo médio de resposta de 9,44 dias, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) respondeu a 77 solicitações em 2023. O prazo estabelecido pela Lei de Acesso à Informação (LAI) é de 20 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 10 dias. Criado em 2012, a partir das inovações trazidas pela LAI, o serviço que garante o acesso às informações que são geradas ou estão sob posse da CMC já respondeu 1.447 pessoas, sendo que o prazo médio de resposta foi de 6,8 dias.

Das demandas recebidas no ano passado, todas finalizadas, 75 foram protocoladas no portal da CMC e duas foram recebidas por meio de carta, posteriormente também incluídas no sistema. Considerando as categorias, 40 estavam relacionadas ao processo legislativo, com pedidos de informação sobre a legislação municipal ou projetos de lei em trâmite.

Outras 17 não se enquadraram nos critérios da Lei de Acesso à Informação, sendo que foram prestados os esclarecimentos necessários; 13 estavam relacionadas à administração da Câmara, com questionamentos sobre processos licitatórios, por exemplo; e outras 7 eram ligadas diretamente ao trabalho dos vereadores, como os resultados de uma audiência pública ou gastos com assessores.

Ainda em relação ao SIC, as demandas foram feitas majoritariamente por pessoas físicas (73), sendo que apenas 4 protocolos foram de pessoas jurídicas. Do montante, 11 demandas foram oriundas de representantes de órgãos públicos. Dos solicitantes pessoa física, 50 são do gênero masculino e 23 do feminino.

As solicitações vieram dos estados do Paraná (61), Minas Gerais (7), Rio Grande do Sul (3) e São Paulo (2). Com uma demanda cada, também aparecem Bahia, Goiás, Rio de Janeiro e Rondônia.

Central de Ajuda ao Cidadão (CAC) prestou 347 atendimentos

Outra possibilidade de buscar informações sobre a Câmara Municipal de Curitiba é na Central de Ajuda ao Cidadão (CAC), um serviço on-line, inspirado no WhatsApp, de mensagens instantâneas semiautomatizadas. A CAC é um botão verde, flutuando na capa do portal da CMC. Ao clicar nele, a pessoa pode digitar uma palavra na caixa de busca e ver quais respostas o sistema devolve para a sua dúvida. Esta base de conhecimento, que apresenta uma série de artigos com informações sobre o funcionamento da CMC, foi acessada mais de 300 vezes.

Se a resposta semiautomatizada for insuficiente, há a opção de abrir um chat, para interagir com um servidor da Câmara. Fora do horário comercial, a Central fornece um formulário, para registro da demanda, que será respondida no dia útil seguinte. Este serviço de atendimento em tempo real foi acionado 347 vezes. Sempre que possível, a resposta é dada de imediato. Se a informação não está disponível, a demanda costuma ser encaminhada à Ouvidoria.

Texto da Câmara Municipal de Curitiba.

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#RETROSPECTIVA DA SEMANA 1 - Com o embaixador do #RETROSPECTIVA DA SEMANA

1 - Com o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, e Luiz Henrique Sossella, cônsul honorário do Peru, para conversar sobre a integração entre Peru e Curitiba.

2 - Anúncio do repasse de R$ 6 milhões destinados aos hospitais: Hospital do Trabalhador, Mackenzie, Cajuru, Pequeno Príncipe e Hospital do Idoso.

3 - Coletiva de imprensa para o anúncio do convite que recebi para assumir o cargo de Secretário do Governo Municipal de Curitiba.

4 - Entrega de diplomas em homenagem aos conselheiros tutelares de Curitiba pelo trabalho dedicado.

5 - Sessão Solene para a entrega do Prêmio Servidor Público Padrão ao @jeankulcheski.

6 - Votos de Congratulações e Aplausos aos artistas do Movimento Hip Hop, representados pelo @jotinhamc e outros líderes do movimento.

7 - Visita do @ewaldo.delvalle, com quem conversei sobre inovação e tecnologia no município.

8 - Participação, a convite de Waldemar e Jhow, no lançamento do Natal no Castelo do Batel – uma ação que leva alegria a 5 mil crianças da Rede Municipal, com apresentações e brindes.

9 - Reunião na Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná com Gilson de Jesus dos Santos, diretor-presidente, e Carlos Rodrigues, sócio-diretor da Bairru.

10 - Conversa com Lucas Lopes e Marisa Rocha. Lucas, que foi candidato a vereador este ano, compartilhou suas experiências na disputa eleitoral.
Para cada pesquisa 🔎 uma resposta 😅. #marce Para cada pesquisa 🔎 uma resposta 😅.

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Uma noite especial na Câmara Municipal! Na Sessã Uma noite especial na Câmara Municipal! Na Sessão Solene de hoje, tive a honra de indicar o @jeankulcheski para receber o Prêmio Servidor Público Padrão. Desde 2009, ele tem sido um exemplo de dedicação e excelência, contribuindo com muito trabalho e paixão para as políticas públicas de esporte e lazer da nossa cidade.

A presença de sua família – o pai Edvaldo, a mãe Jociely, a filha Júlia, o sogro Osmair e a sogra Célia – trouxe ainda mais significado a este momento. E, como ele mesmo disse com emoção, temos certeza de que sua esposa, que nos deixou recentemente, está muito orgulhosa dele.

Jean é um exemplo de servidor e de ser humano, uma verdadeira referência que merece todo o reconhecimento. Parabéns por esta merecida homenagem! 👏
O ano vai chegando ao fim e, com ele, o sentimento O ano vai chegando ao fim e, com ele, o sentimento nostálgico de tudo que vivi e conquistei! ✨

Os últimos anos foram de muito esforço, dedicação e também de muitas alegrias. Sou muito grato por ter ao meu lado uma família linda e pessoas que acreditam no meu trabalho e compartilham dos mesmos sonhos.

Com cada desafio superado, aprendi a valorizar ainda mais as pequenas e grandes conquistas. E o que mais me motiva é saber que o próximo ano está cheio de oportunidades para continuarmos transformando sonhos em realidade.
Antes e depois de respeito! 😉 Há uma semana, Antes e depois de respeito! 😉

Há uma semana, entregamos a revitalização da Praça Oswaldo Cruz, e as imagens falam por si! O espaço foi transformado em um verdadeiro ponto de encontro para famílias, jovens, idosos e atletas. Agora, a praça está mais viva e cheia de possibilidades para o lazer e o esporte.

Nosso mandato desempenhou um papel fundamental no novo rosto da praça. Lembra que, no começo do ano, entregamos a primeira quadra pública de padel do Paraná? 🎾 Isso foi possível graças à nossa Emenda Parlamentar! Essa é apenas uma das várias modalidades que agora podem ser praticadas aqui, reforçando o papel da praça como um centro esportivo e de convivência.

Vale a pena visitar, seja para levar o filho para brincar, o pet para passear ou para praticar esportes. Ficou demais! 👊
Com muito orgulho, recebi o convite do prefeito el Com muito orgulho, recebi o convite do prefeito eleito @eduardopimentel_ para assumir o cargo de Secretário de Governo Municipal de Curitiba. Este é um papel essencial para garantir a eficiência e a integração das ações do Executivo Municipal. Aceito essa missão com muita disposição e comprometimento.

Nosso objetivo é trabalhar com dedicação para atender às expectativas do cidadão curitibano, buscando soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento e melhorem a qualidade de vida na nossa cidade.

Nessa função continuarei defendendo as propostas que acredito viáveis para Curitiba, dentre elas a valorização do esporte, a transparência e a desburocratização.

Agradeço ao prefeito pela confiança depositada em mim e à população que sempre me inspira a buscar o melhor para Curitiba. Contem comigo para continuar construindo uma cidade mais eficiente, justa e inovadora!
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Hoje pela manhã, recebemos na Câmara Municipal os representantes dos cinco hospitais com atendimento pelo SUS em Curitiba e a Secretária de Saúde, Beatriz Nadas. Foi um momento importante, pois anunciamos o repasse de R$ 6 milhões que serão destinados à saúde da nossa cidade!

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@hospitalcajuru_oficial 
@hospitalpequenoprincipe
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@hospitaldoidosozildaarns 
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Desde o primeiro dia em que assumi a presidência Desde o primeiro dia em que assumi a presidência da Câmara Municipal de Curitiba, a transparência sempre foi prioridade. 💡

Com muito trabalho, conquistamos o Selo Diamante de Transparência, uma certificação que reafirma nosso compromisso em fazer uma gestão pública clara e acessível. Além disso, implementamos o programa de integridade e conformidade, fortalecendo a ética e a responsabilidade nos processos internos, e atualizamos a Câmara para atender à nova Lei de Licitações e Contratos, modernizando nossas práticas.

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