O resultado de seis meses de trabalho dos cerca de 3 mil estudantes de Ensino Médio da capital foi apresentado nesta quinta-feira (31/8), no Teatro do Paiol, durante a Audiência Final da Juventude de Curitiba. O prefeito em exercício, vereador Marcelo Fachinello, participou do evento, que lotou os 270 lugares do mais antigo espaço cultural da Prefeitura.
“Vocês estão concluindo o Fala Curitiba da juventude, dizendo o que querem e lançando as diretrizes para a Prefeitura subsidiar o trabalho dela para atender a essas demandas”, disse Fachinello. O Fala Curitiba é a consulta pública da Prefeitura que, anualmente, pergunta aos moradores quais as obras e os serviços mais necessários para a cidade.
Durante dez audiências regionais concentradas em dez escolas, os estudantes discutiram e levantaram propostas de políticas públicas agrupadas em cinco áreas: cidadania, participação social e política e representação juvenil; educação, profissionalização, trabalho e renda; diversidade, igualdade, liberdade de expressão e comunicação; saúde, meio ambiente, esporte e lazer; e segurança pública, justiça, território e mobilidade.
A coordenação foi da Assessoria da Juventude da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
Mestre de cerimônias no evento final, Eduardo Lopes participou das Audiências da Juventude pela primeira vez. “É a oportunidade de dar ideias, opiniões e sugerir soluções, em vez de só olhar o processo social acontecendo”, disse. Ele tem 16 anos e estuda no Colégio Estadual João Loyola, na Regional Pinheirinho.
Também participaram do evento o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Carlos Eduardo Pijak Júnior; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupioni; o diretor da Assessoria de Juventude de Curitiba, Helton Stais; o assistente da Chefia Regional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná em Curitiba, Joel Bandeira; o diretor do Departamento de Política Sobre Drogas de Curitiba, Thiago Ferro; a gerente de implementação da escola digital Co.liga, da Fundação Roberto Marinho, Fabiana Cecy; e os vereadores Mauro Bobato, Beto Moraes e João da 5 Irmãos.
Texto da Prefeitura de Curitiba.
Foto: Daniel Castellano / SMCS