O ano legislativo está chegando ao fim e nesta segunda-feira (20) o presidente da Câmara Municipal de Curitiba divulgou que foram economizados mais R$ 5,8 milhões, já devolvidos aos cofres públicos. Parte dessa verba economizada foi resultado da atitude de alguns parlamentares como o vereador Marcelo Fachinello (PSC). Somente em um ano o parlamentar economizou para a Casa R$ 182.976,00 ao abdicar o uso de carro oficial, auxílio combustível, cota de selos e montar um gabinete com equipe reduzida.
“Abrir mão desses benefícios era um compromisso de campanha, já que considero um equívoco utilizar o dinheiro público para estes fins. Ao final de um ano considero que a economia foi bastante grande e fico satisfeito em prestar essa conta aos meus eleitores”, avalia Fachinello.
Ao longo de todo o ano o parlamentar ainda se mostrou bastante atuante, envolvido em debates importantes para a população, prestando atendimento no gabinete e realizando visitas técnicas. No total foram apresentados 146 requerimentos, 21 pedidos de informação oficial, 8 projetos de lei, 9 emendas.
Um projeto de lei de Fachinello importante já foi aprovado e sancionado pela Prefeito. A Lei 15.849/2021 restringe a criação de Leis sobre Datas Comemorativas Municipais, otimizando o tempo de trabalho do Parlamento e permitindo foco sobre as questões mais importantes para a sociedade curitibana. Outros projetos do vereador seguem tramitando pela Casa. Destaque ainda para a Lei do Banco de Ideias Legislativas com o objetivo de facilitar a participação direta do cidadão na criação e revogação de Leis.
Dentre os requerimentos ficam como destaque a modificação de protocolos das Bandeiras COVID, solicitações de manutenção na cidade (poda, pinturas, asfalto, sinalização etc.), moratória Fiscal para os setores atingidos pela Pandemia, entre outras propostas.
Outro dado importante é a atuação de Fachinello na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da casa. O parlamentar analisou 284 Projetos de Lei, sendo relator em 30 deles.
Já na Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte Fachinello assumiu a Vice-Presidência e novamente teve 100% de presença. Um feito importante da comissão foi a aprovação dos Projetos de Lei para participação no Consórcio Municipal de Vacinas.
“Foi somente o primeiro ano de mandato e sei que temos muito mais a fazer. Seguimos com o gabinete de portas abertas para ouvir as demandas da população e estaremos sempre atentos para propor melhorias em nossa cidade. Avalio 2021 como um ano de muito aprendizado e trabalho”, finaliza o parlamentar.