O prefeito eleito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), anunciou, nesta terça-feira (26) os seis primeiros nomes que vão compor a equipe de governo para a administração que começa em 2025. Um dos nomes anunciado foi do vereador reeleito Marcelo Fachinello (Podemos), que assume em 2025 a Secretaria do Governo Municipal.
“São profissionais escolhidos por mim por sua competência, experiência e compromisso com o bem-estar da população curitibana, além de estarem alinhados com nossa proposta para a cidade. Nosso objetivo é manter o que já está funcionando e avançar com segurança para concretizarmos uma gestão que una inovação e eficiência, sem abrir mão do cuidado com as pessoas”, disse o prefeito eleito.
Fachinello estava presente na coletiva de imprensa em que foi feito o anúncio e comentou o convite: ““Fico muito honrado, muito orgulhoso e com senso de responsabilidade pelo trabalho que vamos realizar pelos próximos quatro anos. Foi uma surpresa, não é uma posição que eu almejava, mas a partir do momento em que recebi o convite nós trabalhamos na organização desse anúncio. A partir de agora é trabalhar, como Eduardo na composição do restante do secretariado, depois também acompanhar a eleição da Presidência da Câmara e montar nossa base de governo”, declarou o parlamentar.
Marcelo Fachinello foi eleito vereador de Curitiba em 2021 e presidiu a Câmara Municipal em 2023/2024, implementando um programa de compliance premiado com o Selo Diamante de Transparência. Como secretário, sua missão será garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de Governo Municipal.
Demais Secretários
Foram confirmados também a vereadora Amália Tortato (Novo) como secretária da nova secretaria de Desenvolvimento Humano; o vice-prefeito eleito Paulo Eduardo Martins (PL) assume a nova secretaria de Desenvolvimento Econômico; Marilza Dias será mantida como secretária do Meio Ambiente; Ogeny Pedro Maia Neto continuará como diretor da Urbs; Vanessa Volpi Palácios também seguirá como procuradora-geral do município.
Todos os nomes do secretariado devem ser divulgados até o dia 15 de dezembro. A diplomação acontecerá no dia 19 de dezembro e a posse no dia 1º de janeiro.
Com 531.029 votos, o equivalente a 57,64% dos votos válidos, Eduardo Pimentel assume o comando da capital paranaense com a experiência de oito anos como vice-prefeito de Rafael Greca e com o compromisso assumido de promover um novo ciclo de crescimento sustentável, inclusão e qualidade de vida para todos os cidadãos.