
Prefeito Eduardo Pimentel com o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, o presidente da Agência Curitiba, e demais autoridades, apresenta o Smart City 2026 para o corpo consular. Curitiba, 10/12/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
O prefeito Eduardo Pimentel apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (10/12), a edição de 2026 do Smart City Expo Curitiba a parceiros institucionais de Curitiba – Câmaras de Comércio, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP), Instituto de Relações Internacionais do Paraná (Irip) e o World Trade Center Curitiba -, além de outros atores estratégicos do setor internacional. Em sua 7ª edição, o evento acontece nos dias 25, 26 e 27 de março e terá como tema Cidades como Lugares para Inovar, Criar e Vivenciar.
Considerado o maior encontro sobre cidades inteligentes das Américas, o Smart City Expo Curitiba já movimenta o ecossistema de inovação. Pelo segundo ano consecutivo, será realizado na Arena da Baixada. A organização é do iCities, hub pioneiro em cidades inteligentes no Brasil, com apoio da Prefeitura de Curitiba e chancela da Fira Barcelona. A organização estima receber mais de 23 mil participantes na edição de 2026, entre gestores públicos, startups, empresas de tecnologia e especialistas em inovação urbana.
A participação da prefeitura de Curitiba no evento é organizada pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação que está vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Durante a apresentação, o prefeito assinou o protocolo de intenções entre a Prefeitura e o Irip, com o objetivo de estabelecer futuras cooperações para promoção de relações internacionais e em iniciativas de cidades inteligentes com alcance global no município. O prefeito também convidou os presentes a incentivarem a participação de gestores públicos dos países representados no evento.
“É bom estarmos mais uma vez reunidos com o mundo que se conecta em nossa cidade. Hoje estamos aqui para reforçar o capítulo internacional da feira e reunir todos em torno de uma das ações mais importantes que Curitiba realiza. Agradeço ao corpo consular, às câmaras de comércio, às universidades, aos parceiros e a toda a equipe da Prefeitura”, afirmou Eduardo Pimentel.
O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, ressaltou a importância da continuidade do evento como estratégia de planejamento, organização e posicionamento da cidade no cenário global da inovação.
“Chegar ao terceiro ano desse evento nos dá planejamento, organização e uma visão clara de futuro. O Smart City é uma estratégia de posicionamento da cidade e de fortalecimento da nossa imagem. Curitiba já é uma cidade reconhecida e premiada, mas precisamos continuar avançando para gerar ainda mais resultados.Assim, Curitiba se consolida como um ecossistema de inovação bem posicionado internacionalmente”, afirmou.
O presidente do iCities, Beto Marcelino, reforçou a consolidação da marca Smart City como um ativo estratégico para Curitiba. “Nós não promovemos mais nada que não tenha função social e econômica. Esse evento sempre teve esse propósito, porque a economia é o motor do desenvolvimento. A essência dele é conectar pessoas e instituições para impulsionar o desenvolvimento humano e social”, afirmou Marcelino.
Além do congresso, reconhecido pelo alto nível de conteúdo, o evento reúne expositores e atividades paralelas que demonstram como inovação e criatividade podem inspirar vivências urbanas mais inclusivas e conectadas às comunidades.
As inscrições para o Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards 2026 já estão abertas. O prêmio reconhece iniciativas que transformam as cidades brasileiras, em categorias como Cidade Inteligente, Cidade Sustentável, Equidade Social, Mobilidade Urbana e Transformação e Inovação Digital. A iniciativa destaca boas práticas que unem soluções inteligentes, tecnologia, gestão pública e impacto social positivo.
Os ingressos para o Smart City Expo Curitiba 2026 já estão disponíveis no site oficial do evento.
Também estiveram no evento Caio Castro, CEO do iCities; Maristela Parigot, presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná (Irip); Marcelo Grendel, presidente do Corpo Consular do Paraná e cônsul honorário Bangladesh; os secretários municipais Elisandro Pires Frigo (Administração e Tecnologia da Informação), Marc Sousa (Comunicação), Tatiane Filipak (Saúde), Almir Bonatto (Urbanismo), Marcelo Fachinello (Governo Municipal); Ana Jayme, presidente do Ippuc; Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs; Rodrigo Swinka, presidente Instituto Municipal de Turismo (IMT); Sérgio Bento, superintendente Secretaria Desenvolvimento Econômico e Inovação; Rodolpho Zannin Feijó, assessor-chefe de Relações Internacionais e Cerimonial; Paulo Pinheiro Machado, chefe-substituto do escritório de representação do Paraná do Ministério das Relações Exteriores; Eduardo Alfredo Leone, cônsul da Argentina; Lucia Casillo Malucelli, cônsul honorário da Bélgica; Fábio Alexandre Siebert, cônsul da Costa Rica; Valter Ros de Souza, cônsul honorário do México; Mariano Czaikowski, cônsul honorário Ucrânia; Fabiana Tronenko, embaixatriz da Ucrânia em Moçambique; e Andrea Menezes Vianna, cônsul honorária de Luxemburgo.
Texto da Prefeitura de Curitiba.
Foto: Pedro Ribas/SECOM
Prefeito Eduardo Pimentel com o administrador da Regional CIC, Rudimar Fedrigo, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, e demais autoridades, na apresentação do Auto dos Anjos da Anunciação e a Grande Alegria do Nascimento de Jesus Cristo, na Rua da Cidadania da CIC. Curitiba, 05/12/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM