O prefeito em exercício Marcelo Fachinello, acompanhado do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr, visitou o Clube Agir, onde treina Bárbara Domingos, atleta da ginástica rítmica apoiada pelo Programa de Incentivo ao Esporte e que garantiu na última semana a vaga para os Jogos Olímpico de Paris 2024.
Fachinello parabenizou Babi e sua treinadora, Marcia Naves, também incentivada pela Prefeitura, pela conquista.
“Poder representar o Brasil e Curitiba nos jogos de Paris é uma conquista muito importante e fruto de trabalho árduo e de muita força de vontade. Parabéns Babi, Marcia e Clube Agir por essa conquista”, disse Fachinello.
O secretário Pijak Jr também parabenizou Babi e garantiu que o apoio da Prefeitura vai continuar.
“Nós ficamos muito felizes ao saber que a Bárbara realizou um feito histórico para a ginástica rítmica brasileira. Essa classificação contribui para o nosso objetivo de consolidar a cidade como a capital nacional do esporte”, disse.
Além do feito de Bárbara, Curitiba tem outros nomes quase certos na Olimpíada de Paris em 2024, como Julia Soares, da ginástica artística, Alexandre Pereira de Camargo, da esgrima, e Natasha Padilha Ferreira, do judô.
Todos esses atletas são atendidos pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e que prevê a captação de recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para serem investidos em projetos esportivos.
A servidora municipal Mari Christina Santilli, de 45 anos, também garantiu sua presença nos Jogos Paralímpicos de Paris, que acontecem de 28 de agosto e 9 de setembro de 2024 na capital francesa. Mari garantiu a classificação na categoria VL3 da paracanoagem.
A atleta já tem experiência em paralimpíadas. Em 2016, no Rio de Janeiro, disputou duas provas, enquanto no Japão, em 2021, competiu em três provas. A servidora também é beneficiada pelo Programa de Incentivo ao Esporte da Prefeitura.
Além de atleta, Mari Santilli é concursada como professora de educação física da Secretaria Municipal da Educação desde 2006, ano em que sofreu um acidente de moto e perdeu a perna esquerda. Depois, foi cedida para a Secretaria do Esporte Lazer e Juventude (Smelj).
Texto da Prefeitura de Curitiba
Foto: Ricardo Marajó/SMCS