Proposto por Marcelo Fachinello (Pode), o Programa Banca do Esporte visa a inclusão social e o incentivo à prática esportiva
Está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei do vereador Marcelo Fachinello (Pode) que cria o Programa Banca do Esporte. Esta iniciativa tem o objetivo de arrecadar calçados e materiais esportivos apropriados para a prática de atividades físicas e destinados à doação para projetos sociais na cidade.
Desta forma, o projeto, além de fomentar a cultura da doação e da solidariedade, propõe um estímulo à participação ativa na prática esportiva.
O âmbito das doações inclui uma variedade de materiais esportivos, como calçados, bolas de diversos tipos, capacetes para ciclismo, luvas e meias, cordas de pular, caneleiras, toucas e óculos de natação, roupas, quimonos e raquetes. A coleta destes itens será realizada através de campanhas, ações e mobilizações, sendo posteriormente direcionados a projetos sociais e indivíduos em situação de necessidade.
“Ainda temos centenas de pessoas que não dispõem de calçados adequados para a prática de atividade física com segurança e conforto. E, por outro lado, muitas outras têm tênis e equipamentos esportivos parados no armário e que não utilizam mais. Então, essas doações que queremos promover com mais regularidade através desse programa serão de grande utilidade”, diz o vereador.
O projeto de Fachinello inclusive já recebeu aval de Carlos Eduardo Pijak, Secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Ele aponta que a proposta vai de encontro a programas já desenvolvidos pela Smelj, como o EE10 e a Lei de Incentivo ao Esporte, ambos facilitadores da iniciação esportiva e da integração social.
“Enquanto a Lei de Incentivo ao Esporte trabalha com resultados esportivos em que atende prioritariamente atletas que já possuem performances de destaque, a presente Proposta teria papel fundamental para atingir crianças e jovens em iniciação esportiva e que não estejam contemplados nos demais programas da Smelj”, observa o Secretário.
Tramitação na CMC
Protocolado no dia 19 de junho, o projeto está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba. Ele já foi analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e teve parecer favorável, assim como pela Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer. Agora, segue em análise pela Comissão de Serviço Público.
Após análises das comissões, o projeto irá para a votação em plenário.
Foto: Rodrigo Fonseca/CMC