Nova Rua da Cidadania da CIC. Curitiba, 10/10/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
Já tem data marcada: a Rua da Cidadania da CIC será entregue à população nos dias 15 e 16 de novembro, com uma programação repleta de atividades esportivas e culturais. Os detalhes da inauguração foram planejados pelo prefeito Eduardo Pimentel na manhã desta sexta-feira (10/10), durante a última vistoria técnica feita na obra do novo equipamento, construído na Rua Orlando Luís Lamarca, 438, na Vila Nossa Senhora da Luz.
A Rua da Cidadania CIC vai aproximar os serviços municipais dos mais de 206 mil moradores dos bairros Riviera, Augusta, São Miguel e CIC. A construção integra o PRO Curitiba, maior programa de obras da história de Curitiba. Saiba mais.
Acompanhado dos secretários municipais Marcelo Fachinello (Governo Municipal), Luiz Fernando Jamur (Obras Públicas) e Marc Sousa (Comunicação Social), do presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão, e do administrador da Regional CIC, Rudimar Fedrigo, o prefeito conferiu o andamento dos serviços finais antes da inauguração. E deu um spoiler:
“Faremos uma grande festa para entregar às famílias este que será um shopping de serviços municipais. Curitiba é reconhecida pelas Ruas da Cidadania e agora ganha a 10ª unidade, que construímos na Vila Nossa Senhora da Luz , o conjunto habitacional mais antigo da cidade”, anunciou o prefeito.
Além de acompanhar os ajustes finais da obra e o planejamento de instalação de mobiliário e equipamentos, o prefeito conversou com o artista local Paulo Auma sobre o grande mural de 340 metros que vai colorir as fachadas da Rua da Cidadania, retratando a história, a arte e a cultura da região. A obra de arte começa a ser pintada nos próximos dias e será mais um presente à comunidade da CIC.
A Rua da Cidadania CIC será um marco de modernidade para Curitiba, deixando os serviços públicos mais próximo dos moradores, mas também integrando as pessoas em uma área que foi completamente revitalizada.
“É um espaço importante que se tornará um centro de convívio da população, aproximando as pessoas da região dos serviços públicos na medida em que valoriza a história dessa comunidade, que é tão representativa para a cidade”, disse Marcelo Fachinello.
Assim como a festa de comemoração, também foram avaliados e programados para começar na primeira semana de novembro a transferência dos serviços da antiga sede da administração regional, na Manoel Valdomiro de Macedo, para o novo prédio.
O secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destacou que a partir de projeto inovador, que priorizou a eficiência no uso dos recursos naturais, a nova sede da Rua da Cidadania ficou imponente, com três pavimentos, construída numa região que já abriga instalações municipais nas áreas da saúde, educação, cultura e assistência social.
“A estrutura conta com sistemas de captação de energia solar, reúso da água da chuva e um design pensado para integração com os equipamentos públicos que já existem na região”, disse Jamur.
As obras foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, a partir do projeto do Ippuc. O investimento, no valor de R$ 54 milhões, é proveniente de recursos próprios do município.
Como será a Rua da Cidadania da CIC:
Paralelamente à construção da nova Rua da Cidadania, a Regional CIC recebeu quase 18 km de asfalto novo, com obras concluídas ou em andamento em 48 ruas.
Entre as já finalizadas estão a Cyro Correia Pereira, com quase 4 km de pavimentação, e a Emílio Romani, com 1.940 metros. Seguem em execução trechos das ruas Senador Accioly Filho (120 metros) e Felício Laskoski (285 metros).
A região também recebeu importantes investimentos, como a ampliação do Novo Armazém Caiuá, entregue em março; a nova Fazenda Urbana CIC, que será inaugurada em novembro; e o CMEI CIC II, com as obras civis concluídas e em fase de instalação de mobiliário e equipamentos.
Acompanharam a vistoria as equipes técnicas da Prefeitura, o engenheiro coordenador da construtora Guetter, executora da obra, Carlos Eduardo Vecchi, e o diretor administrativo da empresa, Tiago Guetter.
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.
Texto Prefeitura de Curitiba
Foto: Pedro Ribas/SECOM
Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado do secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi e do secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, entrega ao presidente da Câmara Municipal a Proposta de Lei Orçamentária Anual para 2026, no gabinete da presidência da Câmara. Curitiba, 25/09/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM