A semana de Marcelo Fachinello, vereador e presidente da Câmara Municipal de Curitiba, começou com a visita da Secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila. Eles conversaram sobre os trâmites legislativos que a pasta tem da Câmara e das audiências públicas para prestação de contas.
Mais tarde, juntamente com os vereadores Tico Kuzma e Mauro Ignácio, Fachinello recebeu o presidente da Câmara de Fazendo Rio Grande, vereador Sandro do Proteção. A conversa foi sobre a aproximação das duas Casas e em estreitar trocas de experiências.
Na terça-feira, a CMC realizou um grande Mutirão onde foram realizados 290 atendimentos jurídicos gratuitos e de renegociação de dívidas, durante plantão das equipes da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), da Companhia Paranaense de Energia (Copel), da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab-CT).
Já o presidente da Federação de Padel do Paraná, Sérgio Silva, o praticante da modalidade, Conrado Canzonieri, estiveram na quarta na presidência para tratar sobre o reconhecimento de utilidade pública da Federação e da construção de quadras públicas de padel em Curitiba.
Mais tarde, Fachinello recebeu a visita do presidente da Facop – Fundação do Asseio e Conservação do Paraná, Adonai Aires de Arruda, que esteve na CMC para parabenizar o presidente pela eleição e estreitar as relações com a Casa.
Depois, o Presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial do Paraná, Saul Dorval, foi recebido por Fachinello juntamente com o vereador Herivelto Oliveira. A conversa com Saul foi sobre apoio para as celebrações do Dia da Consciência Negra na cidade.
E ainda na quarta, Renata Pozzi, do Projeto Maestro da Bola, esteve no gabinete da presidência para agradecer o apoio no projeto recebido de Fachinello através de emenda parlamentar.
Na quinta, o coordenador da Defesa Civil, inspetor Nelson Ribeiro, o superintendente Executivo da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Neto, e a coordenadora técnica da Defesa Civil, Jenifer Saydelles, estiveram na presidência acompanhados do vereador Oscalino do Povo. Eles vieram pedir apoio para um Projeto de Lei que tramita na CMC que cria o Conselho de Integração de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Curitiba – CPDCM.
Também na quinta, a médica veterinária Emely Pereira se reuniu com o presidente para apresentar uma proposta de Projeto de Lei que institui a política municipal de atenção às pessoas portadoras do transtorno de acumulação compulsiva em Curitiba. O projeto trata tanto do acúmulo de objetos quanto de animais e a ideia vai ser analisada pelo gabinete do vereador.
Por fim, o presidente da Cidade da Luta, Paulo Ghignatti, o matchmaker Fábio Malkenbach, e Fernando Nunes, visitaram Fachinello para falar sobre apoios para um evento de MMA na cidade. O Cidade da Luta é considerado um dos maiores eventos da modalidade em Curitiba.
Outras agendas
Entrega de homenagens ao árbitro auxiliar FIFA e servidor da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Bruno Boschilia. Ele recebeu o prêmio de Servidor Público Padrão, indicado por Fachinello, e, também, voto de Congratulações e Aplausos, indicado pelo colega vereador, Sidnei Toaldo.
Registro com o Defensor público-geral do Paraná, André Ribeiro Giamberardino, durante os atendimentos do Mutirão de orientação jurídica, na Câmara de Curitiba.
Entrevista para a Band TV sobre o Mutirão de orientação jurídica e renegociação de dívidas. Foram prestados quase 300 atendimentos, resultado da parceria da DPE-PR e a CMC.
Aniversário do querido Moisés, servidor da Câmara de Curitiba. Ele completou 53 anos.
Visita no gabinete. Recebi o Jefferson Silva, gerente comercial do Mercado das Pulgas. Conversa boa e aproximação para falar sobre o comercio da capital, economia e geração de empregos.