A Torre Panorâmica de Curitiba, um dos principais atrativos turísticos da cidade, reabriu nesta sexta-feira (1/9), após um mês fechada para obras de revitalização do espaço. Uma das novidades é que agora a atração passa a abrir também às segundas-feiras, funcionando todos os dias.
A cerimônia de reabertura contou com a presença do prefeito em exercício, Marcelo Fachinello, da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, servidores e turistas.
“A Torre Panorâmica é um cartão-postal de Curitiba e um importante ponto turístico da cidade. Acabei de conversar com turistas de Juiz de Fora, de Porto Alegre, pessoas que vêm de outros municipios nos visitar e que consideram a Torre um ícone em nossa cidade. Com as obras de revitalização estamos garantindo que o espaço continue sendo um atrativo de qualidade, proporcionaldo conforto aos moradores, visitantes e servidores que aqui trabalham”, disse Fachinello.
Para a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, esta é uma data festiva, que merece ser celebrada. “Neste ano a Torre completou 30 anos, a cidade tem 330 anos e muitas melhorias estão sendo feitas e planejadas para proporcionar ao turista que visita Curitiba sempre uma melhor experiência”, afirmou Tatiana. Durante a reabertura foram distribuídos cerca de 100 balões biodegradáveis com sementes de jacarandá aos visitantes.
“No mês de julho tivermos recorde de visitantes na Torre e essa obra simboliza o zelo da cidade com seus atrativos. É mais uma etapa que entregamos, e novas etapas de melhorias estão por vir, com mais novidades em breve”, completou a presidente do Instituto Municipal de Turismo.
Do térreo ao teto
As obras na Torre Panorâmica de Curitiba aconteceram ao longo do mês de agosto e foram coordenadas e fiscalizadas pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). As melhorias abrangeram desde a área térrea até o teto, compreendendo uma gama diversificada de serviços.
Foram executados trabalhos de pintura, revisão elétrica e hidráulica, além de implementação de paisagismo interno. As calçadas em frente também receberam melhorias, assim como o portão de entrada que ganhou nova pintura.
Na área térrea, o ponto de ingresso dos visitantes, houve a modernização da iluminação, com a substituição das luminárias convencionais por modelos de tecnologia LED, que proporcionam uma iluminação mais eficiente com menor consumo energético.
O teto da torre e o espaço de recepção foram devidamente impermeabilizados, garantindo a durabilidade ao longo do tempo. O jardim de inverno, os banheiros e as calhas também receberam atenção especial, com procedimentos de limpeza, desobstrução e substituição de materiais danificados, restaurando sua funcionalidade e beleza originais.
Segundo Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, essas melhorias representam um esforço abrangente para a preservação e revitalização deste ícone arquitetônico da cidade. “Desde a modernização da iluminação na área de entrada até a impermeabilização do teto, todas as etapas foram realizadas com cuidado e eficiência, visando a rápida reabertura deste local tão visitado em nossa cidade”, afirmou Rodrigues.
A Torre Panorâmica está localizada no bairro das Mercês, na parte alta da cidade. O mirante, que fica a 109 metros de altura, oferece uma vista panorâmica de 360º da capital paranaense. A torre também abriga o Museu do Telefone, com uma coleção de aparelhos que contam a evolução da telefonia, o Posto de Informações Turísticas e a Loja #CuritibaSuaLinda.
A Torre Panorâmica também conta com audiodescrição para visitantes cegos. O serviço é gratuito e está disponível no site da Prefeitura de Curitiba. Para utilizar a audiodescrição, basta fazer o download do aplicativo gratuito “Curitiba Turismo” e selecionar a opção “Torre Panorâmica”. A audiodescrição narra os principais pontos turísticos que podem ser vistos do mirante da torre, além de informações sobre a história do local.
Serviço: Torre Panorâmica
Horário: abre todos os dias das 10h às 18h ou até atingir a capacidade de visitação.
Local: Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês.
Tel: (41) 3339-7613 (WhatsApp).
Texto da Prefeitura de Curitiba
Foto: Pedro Ribas/SMCS