A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) CIC recebeu nesta quinta-feira (31/8) a visita do prefeito em exercício Marcelo Fachinello, que conversou com pacientes e funcionários e reconheceu a qualidade no serviço. “Dá pra ver no atendimento, pelas condições da UPA, que muita coisa boa foi realizada aqui”, afirmou.
Sob gestão da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a UPA realizou 149.501 atendimentos no período entre agosto de 2022 e agosto de 2023. Proporcionalmente, é a UPA que recebe o maior número de pacientes no perfil de emergência (maior classificação de risco), em razão da sua localização.
“A população do bairro encontra aqui uma unidade bem-estruturada e com equipe altamente capacitada para atender bem a todos que a procuram”, disse o secretário municipal da Saúde interino, Juliano Gevaerd.
A equipe conta com 220 profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em radiologia, farmacêuticos, assistentes sociais e assistentes administrativos). Até julho deste ano, a unidade recebia pacientes da UPA Fazendinha, enquanto aquela funcionava como unidade de retaguarda para covid-19.
A UPA CIC fez melhorias no processo de atendimento, com a implementação do Sistema de Avaliação de Pacientes na Medicação Rápida para agilidade de atendimento no “corredor”, melhorando o tempo de espera na unidade.
Houve melhorias dos espaços para agilizar os atendimentos da Classificação de Risco (hoje, a triagem do paciente está seis minutos abaixo do tempo preconizado). Isso resultou na diminuição do tempo geral de espera no atendimento.
De um ano para cá, foram realizadas 50 capacitações com foco na qualidade e segurança na assistência, além de treinamentos online para a equipe médica, como o de integrações sobre processos assistenciais.
Também foram realizados treinamentos presenciais, com etapas teóricas e práticas (com simulação em bonecos realísticos), para equipe médica e de enfermagem.
Os assistentes administrativos também passaram por capacitações sobre rotinas de recursos humanos (escalas, pontos etc.).
A UPA CIC recebeu obras estruturais, como a retirada e construção de paredes (para melhoria do fluxo de pacientes), pintura e melhorias na fachada e na sinalização. Foi realizada a troca dos vidros quebrados, de encanamentos e cantoneiras de proteção e limpeza das caixas de gorduras.
Além da manutenção preventiva no gerador elétrico e do aparelho de Raio-X, a UPA ganhou novo paisagismo e um espaço externo de convivência e descanso para os colaboradores.
Também acompanharam a visita os vereadores Oscalino do Povo, Toninho da Farmácia, Bruno Pessuti e Zezinho do Sabará; a deputada estadual Márcia Huçulak; os diretores da Feas Sezifredo Paz (geral), Olavo Gasparin (administrativo-financeiro) e Tatiane Filipak (atenção à saúde); o diretor do Departamento de Urgência e Emergência (DUE) da SMS, Pedro de Almeida; a gerente da UPA CIC, Luciane Kron; o gerente da UPA Fazendinha, Bruno Henrique de Mello; o gerente da UPA Boqueirão, Paulo Coltro; o administrador regional da CIC, Raphael Keiji Assahida; e servidores da Saúde.